Vai chamar-se Epiq e será o elétrico mais acessível da ŠKODA.

Anunciado há cerca de nove meses no evento Let’s Explore promovido pela marca em Lisboa, durante o qual a FLEET MAGAZINE teve oportunidade de ficar a conhecer a futura gama, o Epiq era uma das principais atrações da nova estratégia da marca checa, principalmente pelo que prometia: uma solução SUV compacta 100% elétrica, com um interior amplo e um preço bastante atrativo – cerca de 25 mil euros.

O Epiq integrará a nova linguagem de design Modern Solid da ŠKODA e conjugará linhas de design funcionais e autênticas quer no exterior quer no interior, conjugando com isso uma experiência digital sem precedentes, diz o fabricante.

Este SUV urbano zero emissões terá 4,1 metros de comprimento e garantirá espaço suficiente para cinco ocupantes sem sacrificar o espaço de bagageira, que contará com uma capacidade para até 490 litros.

A todos estes atrativos alia-se uma autonomia elétrica anunciada de mais de, garante a ŠKODA, 400 km.

O design Modern Solid do ŠKODA Epiq

A marca apelida a sua nova linguagem de design de “Modern Solid”, um conceito que combina robustez, funcionalidade e autenticidade.

Assim, no Epiq é possível encontrar um capot esculpido com uma nova identidade ŠKODA. A moderna Tech-Deck Face em preto brilhante é uma reinterpretação da tradicional grelha ŠKODA, reunindo ali dispositivos eletrónicos como o radar de distância e a câmara frontal. Além disso, é acompanhada por elementos LED, em forma de T, para as luzes diurnas e indicadores de mudança de direção, situando-se assim os faróis dianteiros num plano inferior e secundário (incluem tecnologia Matrix LED). Já o pára-choques dianteiro de formas robustas inclui um spoiler saliente pintado em Unique Dark Chrome.

Epiq
Dianteira do novo ŠKODA Epiq

Ainda no departamento do exterior, a vista lateral é caracterizada por uma linha de cintura alta, que separa visualmente a zona vidrada do resto da carroçaria. As cavas das rodas são realçadas com acabamento e alojam jantes aerodinâmicas.

Na traseira, a secção posterior apresenta um pára-choques robusto e a inscrição ŠKODA em acabamento Unique Dark Chrome na porta da bagageira.

Em suma, o design minimalista do Epiq é sublinhado pelo seu nível de modernidade, conjugando um caráter prático, harmoniosamente equilibrado pelo seu visual mais atraente e pela sua abordagem de sustentabilidade – palavras de Oliver Stefani, diretor de design da ŠKODA.

Interior minimalista

O ŠKODA Epiq vai ser o primeiro modelo de produção da marca a apresentar um interior minimalista Modern Solid, centrado em materiais duradouros, práticos e sustentáveis.

Ali, a bordo, o condutor encontra:

  • Compartimento de arrumação aberto com carregador sem fios para telemóvel na consola central flutuante;
  • Compartimentos Simply Clever para mais soluções de arrumação;
  • Bagageira com pormenores Simply Clever (característicos da marca), tais como ganchos para sacos, elementos de carga, locais de fixação e um compartimento oculto sob o piso;
  • Volante de dois raios com botões físicos e comandos táteis hápticos para controlo das principais funções do veículo durante a condução.
epiq
Interior do ŠKODA Epiq

Também o caráter prático do Epiq não foi esquecido, com a chave móvel digital a permitir um vasto leque de interações entre smartphone do condutor e veículo, melhorando assim a experiência digital.

Acresce ainda a tecnologia de carregamento bidirecional, que transforma o Epiq numa unidade móvel de armazenamento de energia capaz de alimentar outros aparelhos elétricos.