A plataforma é a anterior mas a suspensão foi atualizada e recebeu novos berços dianteiros, preparados para acolher motores mais pequenos e eficientes.

A carroçaria de cinco portas cresceu uns impressionantes nove centímetros na largura, manteve o comprimento praticamente inalterado e todas as versões pesam, em média, 65 kg a menos. Daqui resulta um conjunto mais espaçoso e mais dinâmico.

O interior conserva uma sensação de solidez que permanece mesmo quando se transita sobre pisos irregulares.

Independentemente do motor, a volumetria em largura do Fabia e as alterações sobre a suspensão vieram beneficiar a sua estabilidade e aumentar o conforto.

O motor 1.4 TDI pode ter 90 ou 105 cv e peca apenas no ruído de funcionamento e nas vibrações, mais evidentes a frio. Mas os seus valores de consumo são realmente uma agradável surpresa. Numa condução normal facilmente se consegue manter a média em redor dos 4,5 litros (por vezes até menos), beneficiado do facto da quinta velocidade bastante longa permitir, em estrada, manter uma velocidade elevada com o motor num regime bastante reduzido.

A desvantagem é que isto obriga a recorrer com mais frequência à caixa em estradas mais sinuosas ou em situações de mais tráfego.

Entre as funcionalidades disponibilizadas pelo novo sistema de info-entretenimento do veículo está uma que poderá ser útil a gestores de frota. A tecnologia SmartGate permite a transferência para o telemóvel de alguns dados do veículo, como o consumo de combustível, a velocidade média ou os custos de viagem.

Preço:

19.128 Euros*

Rendas:

441,94 €/mês (36m)*
412,89 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

3,4 l/100Km
88 g.CO2/km*

Características motor:

3/1.422 cc
90/3.000-3.250 cv/rpm
230/1750-2.500 Nm/rpm