2015 skoda_fabia_fleetmagazine_pt

O novo Skoda Fabia de 2015 dispõe de novos motores que anunciam uma redução de consumos de até 17 por cento.

São quatro blocos a gasolina e três motores diesel compatíveis com a norma EU6, equipados de série com sistema start-stop e recuperação de energia cinética. A oferta de transmissões está repartida entre uma caixa manual ou automática DSG de dupla embraiagem.

interior 2015_skoda_fabia_fleetmagazine_ptA gasóleo existem três níveis de potência: 75, 90 e 105 cv. Os dois últimos valores são iguais aos da presente geração, a diferença está no facto do motor ser de 1.4 litros e não de 1.6 litros. Este novo bloco 1.4 TDI é produzido em liga de alumínio, tem 3 cilindros, injeção direta e sistema common-rail.

O topo da eficiência e da poupança competirá ao ŠKODA Fabia GreenLine. Esta versão deverá ser particularmente interessante para as frotas das empresas, uma vez que os reduzidos níveis de emissões e consumos vão permitir custos de manutenção competitivos. Equipado com sistema start-stop, recuperação de energia cinética e pneus otimizados de baixa resistência ao rolamento, em combinação com melhorias ao nível da aerodinâmica, esta versão 1.4 TDI com 75 cv assegura um consumo de combustível de apenas 3,1 l/100 km, equivalente a emissões de CO2 de escassos 82 g/km.

Os novos motores a gasolina são de 3 e 4 cilindros. Os blocos 1.0 MPI de 3 cilindros oferecem injeção indireta, enquanto os motores de 4 cilindros turbo possuem injeção estratificada (TSI), o mesmo acontecendo com o motor de 1.2 litros. O leque de potência está compreendido entre os 60 cv e os 110 cv.

Na fase de lançamento, a versão 1.0 75 cv Active tem um PVP de 12.990€ para a versão Active. Este valor inclui todas as despesas, pintura metalizada e ainda 5 anos de garantia que compreendem os 2 anos do Fabricante e uma extensão de 3 anos, ou um total de 80.000kms.

Esta proposta proporciona assim aos clientes do pequeno utilitário da marca checa um benefício de até 2.000€ até 31 de Maio.

A versão Break beneficia das mesmas condições de lançamento por um acréscimo de 1.000 €.

Tecnologia SmartGate

skoda fabiaO Fabia é o primeiro modelo da ŠKODA com tecnologia MirrorLink™, que permite ligar um smartphone ao veículo para exibir os dados no ecrã do automóvel.

Entre as diversas funções possíveis uma poderá ser útil a gestores de frota. A tecnologia SmartGate permite a transferência para o telemóvel de alguns dados do veículo, como o consumo de combustível, a velocidade média ou os custos de viagem. A transferência de dados é efetuada via wireless (sem fios) recorrendo à tecnologia WiFi.

A plataforma é nova. Mas não recorre ao sistema modular que o Grupo Volkswagen lançou recentemente para modelos de maior dimensão. A carroçaria de cinco portas tem mais nove centímetros de largura e um centímetro a menos de altura. No comprimento mantém-se praticamente inalterado.

O habitáculo continua a ser um dos mais espaçosos em sua classe, com uma mala de 330 litros no caso do 5 portas e de 530 na carrinha.