O novo Fabia está maior, mais espaçoso, mais tecnológico e conta com “a maior capacidade de bagageira do segmento”, diz a ŠKODA, que garante que os clientes portugueses só terão de esperar até ao quarto trimestre de 2021 para o conduzir.
Está aí a quarta geração do ŠKODA Fabia, um automóvel que assenta na plataforma MQB A0 (partilhada pelos VW T-Cross e Polo e SEAT Ibiza e Arona, modelos do grupo VW) e que viu as suas dimensões aumentadas no comprimento (mais 11 cm), largura (mais 4,8 cm) e distância entre eixos (mais 9,4 cm); a altura, no entanto, está menor (menos 7 mm).
É graças a estas novas dimensões (4,108 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,46 m de altura e 2,56 m de distância entre eixos) que o novo ŠKODA Fabia pode garantir maior habitabilidade e capacidade de carga.
Assim, a volumetria da bagageira aumentou em 50 litros face à anterior geração, oferecendo agora 380 litros de capacidade – que aumentam para 1.190 litros com os encostos traseiros rebatidos.
A bordo, existem 16 opções de arrumação, com uma capacidade total de 108 litros, incluindo um apoio de braço central rebatível com dois porta-copos nos bancos traseiros.
O novo ŠKODA Fabia vai estar disponível em três níveis de equipamento (Active, Ambition e Style).
Conteúdo deste artigo
Mecânica e motores
A ŠKODA aumentou o número de motores disponíveis para o Fabia – todos 1.0 litros a gasolina.
Uma das grandes novidades deste automóvel é o depósito de combustível, cuja capacidade aumentou para 50 litros. Esta característica, aliada à eficiência anunciada pela marca, garante que três dos quatro blocos motrizes do Fabia lhe garantam mais de 900 km de condução com apenas um depósito (em ciclo WLTP).
Os motores, esses, são todos da geração EVO – “mais económicos do que as unidades predecessoras e em conformidade com a norma de emissões Euro 6d”, diz a marca.
Assim, são quatro os motores MPI e TSI, que garantem potências que variam entre os 65 cv e os 110 cv.
Nas potências até 95 cv, o novo Fabia vem equipado com uma caixa manual de cinco velocidades.
Já no caso do 1.0 litros TSI de 110 cv, é possível optar pela caixa manual de seis velocidades ou pela transmissão DSG de sete velocidades.
https://fleetmagazine.pt/2021/08/11/skoda-empresas/
Nove airbags e novos sistemas de assistência à condução
Além de incluir sistemas de assistência que antes estavam destinados a automóveis do segmento superior, o novo ŠKODA Fabia inclui:
- Travel Assist
- Park Assist
- Lane Assist
- Traffic Sign Recognition
- Side Assist
- Front Assist com Proteção Preditiva de Peões e Ciclistas
- Manoeuvre Assist
- Possibilidade de instalação de até nove airbags
Um ŠKODA Fabia conectado
- Na gama é estreado um painel de instrumentos digital
- Ecrãs até 9,2 polegadas sensíveis ao toque
- Controlo gestual
- Assistente de voz digital
- Sistemas de infoentretenimento dispõem de ligação permanente à internet, graças ao cartão
- eSIM integrado
- Integração de smartphone sem fios
Um ŠKODA Fabia Simply Clever
As soluções Simply Clever continuam presentes nos automóveis ŠKODA.
Agora, a marca adicionou cinco soluções novas à gama. Há, além disso, oito novas soluções que fazem a sua estreia na quarta geração Fabia.
Assim, o novo ŠKODA Fabia pode oferecer até 43 funcionalidades práticas que melhoram e simplificam a vida de quem o conduz.
Estes são os equipamentos Simply Clever disponíveis:
- Encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro
- Dois bolsos de armazenamento para smartphone nas costas dos bancos dianteiros
- Luz de leitura na parte traseira que pode ser operada desde a frente
- Phone Box com carregamento indutivo
- Porta-cartões e moedas na tampa do porta-luvas
- Porta-cartão e caneta no compartimento de armazenamento na frente da alavanca de velocidades
- Compartimento de arrumação no túnel em frente aos bancos traseiros com porta-copos
- Pala de sol removível para o teto panorâmico
- Compartimento de armazenamento flexível dobrável na bagageira
- Porta-copos removível Easy Open
Os últimos cinco equipamentos Simply Clever exibidos são uma estreia na ŠKODA.