Pequeno por fora, grande por dentro. Um ŠKODA Fabia de quarta geração com alma nova, equipado com a tecnologia mais moderna e com um argumento grato para muitas famílias: a maior bagageira do segmento. Só há motores a gasolina mas, nesta fase de indefinição do mercado e de falta de produto, há empresas que estão a encará-lo como opção para ciclos de utilização mais curtos ou até conseguirem reunir condições para a transição elétrica.
Num segmento onde a concorrência é forte e modelos como o Polo estabelecem a referência, o Fabia vai novamente “beber” o que faz do VW um sucesso, acrescentando-lhe espaço, como o faz desde a sua primeira geração.
A plataforma MQB A0 sobre a qual assenta fê-lo crescer 11 cm no comprimento, quase 5 na largura e aumentou 10 na distância entre eixos. Esta a razão principal porque oferece maior habitabilidade e capacidade de carga, crescendo 50 litros na volumetria da bagageira, que passa a conter agora 380 litros de capacidade, ou 1.190 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. Mas não é tudo: o Fabia conta também com 108 litros para a arrumação de objetos no habitáculo.
Simply Clever é, como se sabe, sinónimo de experiência facilitada, assinatura da marca checa que representa a vontade de melhorar a experiência a bordo e durante a condução, com soluções funcionais e inteligentes. E sendo parte integrante do espírito da Škoda não foram naturalmente esquecidas; em estreia absoluta estão disponíveis pequenas, porém práticas soluções que podem simplificar a vida do condutor profissional que faz do carro o seu escritório, sejam elas, por exemplo, o porta-cartão e caneta no compartimento de armazenamento na frente da alavanca de velocidades, o espaço de arrumação no túnel em frente aos bancos traseiros ou mesmo o compartimento de armazenamento flexível dobrável na bagageira.
ŠKODA Fabia só a gasolina
É um sinal dos tempos: diversos fabricantes automóveis abandonam as motorizações diesel nos segmentos mais pequenos, focando-se em soluções a gasolina de baixa cilindrada, porém potentes o suficiente para enfrentar a estrada e cumpridoras com as normas de emissões Euro 6d.
É o caso desta nova geração Fabia que, em Portugal, conta apenas com unidades 1.0 a gasolina. Na versão ensaiada, a mais potente, equipada com caixa manual de seis velocidades e capaz de debitar 110 cv, as expectativas não foram defraudadas.
Impressões
O ŠKODA Fabia é um carro ágil, com um comportamento irrepreensível em cidade, que constitui, claramente, o seu habitat natural.
No entanto, o carácter multifacetado não rejeita a estrada e, mesmo com cinco ocupantes, após duas horas de viagem em autoestrada, revelou um bom nível de conforto e desempenho. Nota porém para a presença de algum ruído de rolamento que o acompanha em velocidades mais elevadas, ainda assim aceitável num veículo deste segmento.
Num segmento cada vez mais dominado por SUV compactos, o Fabia continua fiel à tradição de citadino prático e eficiente, ainda assim espaçoso e bastante confortável. Com (quase) tudo o que os outros contêm, incluindo os necessários sistemas de assistência à condução, um painel de instrumentos digital e até a mais recente tecnologia que inclui comandos por controlo gestual e assistência de voz digital.
Custo de aquisição, valores de renting e características do ŠKODA Fabia 1.0 TSI 110 cv First Edition
Custo de aquisição | 21.990 euros |
---|---|
Renda 36 meses | 559,41 euros |
Renda 48 meses | 531,76 euros |
Motor a gasolina | 999 cc / 3 cilindros |
Potência | 110 cv / 5.500 rpm |
Binário | 200 Nm / 2.000-3.000 rpm |
Consumo | 5,1 l/100 km |
Emissões CO2 | 116 g/km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |