O Octavia é o ponta-de-lança da Skoda nas empresas e, com mais de 6,5 milhões de unidades, também é o modelo mais vendido da marca checa.
Lançado em 1959 e relançado em 1996, a quarta geração chega a Portugal reforçando os predicados da anterior: design atual, eficiência e tecnologia avançada, combinados com espaço e sentido prático do habitáculo, numa das melhores relações custo/benefício da classe.
Da gama desaparece de vez o motor 1.6 TDI, passando as versões diesel de 116 e 150 cv a serem representadas pelo bloco 2.0 TDI, com emissões de CO2 a partir de 92 g/km.
Com dois níveis de equipamento, Ambition e Style, jantes de 16”, 17” ou 18”, o Skoda Octavia tem preços em Portugal a partir de 29.585 euros (Limo 2.0 TDI) ou 30.146 Euros (Break 2.0 TDI).
Com desconto frota manter-se-á seguramente com versões negociadas dentro do primeiro escalão da Tributação Autónoma.
A proposta mais económica assenta na motorização a gasolina 1.0 TSI, a partir de 23.024 euros (Limo 1.0 TSI) e 23.939 euros (Break 1.0 TSI).
Pode consultar aqui tabela de preços do novo Skoda Octavia para Portugal em Outubro de 2020.
O Octavia cresceu ligeiramente – a berlina 1,9 cm no comprimento, a versão break 2,2 cm, ambas 1,5 cm na largura – o que possibilitou ampliar para 640 ou até 1700 litros a volumetria da bagageira da carrinha e para 600 ou 1555 litros a capacidade da limousine.
Passa também a ser um dos automóveis mais aerodinâmicos do segmento, reduzindo para 0,24 o Cx na Limo e para 0,26 na carrinha.
Isto contribui para a redução das emissões de CO2 e dos consumos, nomeadamente dos motores a gasolina que, por estarem equipados com tecnologia mild hybrid, apresentam emissões de CO2 a partir de 107 g/km
Pela primeira vez haverá ainda uma solução plug-in idêntica à utilizada pelo VW Passat GTE e pelo novo Seat Leon.
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Motores: características principais
- 2.0 TDI 116 cv/300 Nm e caixa manual de 6 velocidades com consumo de combustível combinado de 3,5 l/100 km e emissões de CO2 de 92 g/km;
- 2.0 TDI, 150 cv/360 Nm e transmissão DSG de 7 velocidades com consumo combinado de 3,7 l/100 km e emissões de CO2 de 97 g/km;
- 1.0 TSI, motor de 3 cilindros com 110 cv/200 Nm e caixa manual de 6 velocidades com consumo combinado de 4,7 l/100 km e as emissões de CO2 de 107 g/km.
A tecnologia shift-by-wire da transmissão DSG permitiu que o habitual manípulo da caixa desse lugar a um novo módulo de controlo localizado na consola central, com um pequeno comando para selecionar os modos de acionamento, incluindo o modo de parqueamento.
Pode consultar aqui todos os detalhes mecânicos do novo Skoda Octavia
Segurança
Assente sobre a plataforma MQB Evo, a evolução da plataforma MQB, que servia a 3.ª geração do Octavia, veio permitir a inclusão de uma gama de novos sistemas de segurança.
Eis o que pode conter:
- Assistência de prevenção de colisão (Collision Avoidance Assist/Turn Assist);
- Assistente de emergência (Emergency Assist);
- Aviso de saída da faixa de rodagem (Exit Warning);
- Função de alerta de trânsito (Traffic Warning/Traffic Jam Assist);
- Deteção de outros veículos e objetos difíceis de identificar, como ciclistas, até 70 m de distância (Side Assist);
- Predictive Cruise Control;
- Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Recognition);
- Lane Assist;
- Emergency Assist;
- Hands-on Detect;
- Alerta para tráfego na traseira (Rear Traffic Alert);
- Assistente de Estacionamento (Park Assist);
- Faróis full LED que permite manter os máximos permanentemente ativos sem encandear os outros condutores (função de máximos Matrix);
- Maior proteção aos passageiros do banco da frente (Crew Protect Assist);
- Travão multicolisão
Estreias do head-up display e dos bancos Ergo
Pela primeira vez um Škoda pode ser equipado, em opção, com os bancos Ergo, que oferecem, por exemplo, função de massagem elétrica.
Na versão de topo, também podem ser também ventilados.
O opcional head-up display é outra novidade, num novo conceito interior e painel de instrumentos multinível, com um volante de apenas dois raios, que pode ser aquecido.
Também opcionalmente, existe uma variante multifunções do volante, que passa a contar com mais botões de controlo, para permitir ao condutor operar até 14 funções diferentes sem retirar as mãos do volante.
O painel de instrumentos redesenhado está organizado em diferentes níveis.
O grande ecrã central independente de 10,25 polegadas tem regulador deslizante tátil, ou seja, o utilizador não tem de tocar no visor enquanto ajusta o volume ou faz zoom na navegação. Abaixo do visor, existe um apoio de punho ergonómico para operar parte do sistema.
Pode consultar aqui o equipamento do novo Skoda Octavia por versão.