A ŠKODA quer criar uma frota de carros autónomos por subscrição.

Quem avança esta notícia é o jornal online Autocar, que diz que estes novos veículos serão a base do modelo “carro a pedido” que a marca quer implementar no futuro.

Klaus Zellmer, o CEO da ŠKODA, diz que estes carros não seriam para venda direta ao público.

Segundo o gestor, citado pelo Autocar, estes carros poderiam fazer parte de uma frota a operar sob da insígnia de uma grande gestora.

A utilização dos carros seria por subscrição (por horas ou mensal) e estes poderiam ser utilizados numa base de carsharing ou ride hailing, diz a notícia.

Os primeiros carros a fazerem parte deste projeto seriam, no entanto, de outra marca do grupo Volkswagen, mais concretamente o modelo ID. Buzz.

O CEO da ŠKODA não adiantou quando é que modelos ŠKODA passariam a fazer parte deste esquema, muito menos em que moldes. Ainda assim, se tal se concretizar, os carros autónomos juntar-se-iam à gama 100% elétrica ŠKODA, que incluirá o Elroq, um veículo de dimensões semelhantes ao Fabia e uma versão do Vision 7S MPV.

Klaus Zellmer acrescenta ainda que há uma tendência clara na sociedade: transitar da propriedade do automóvel para a simples utilização quando necessário.