A smart reinventa-se e conecta-se ao futuro. O novo #1, que deve começar a chegar a Portugal durante a primavera de 2023, marca uma nova era da smart como construtora automóvel.
Jovem, digital e eletrificado, o smart #1 é um modelo de cinco lugares e cinco portas, compacto mas espaçoso nos lugares traseiros (possui assentos deslizantes), com autonomia elétrica superior a 400 km (420 a 440 km, ciclo combinado WLTP, em processo de homologação) ou até 550 km em cidade.
No eixo traseiro, o motor elétrico de 272 cv e 343 Nm é alimentado por uma bateria de 66 kWh, com capacidade de carregamento interno de 22 kWh (em corrente alterna, CA), valor que é bastante mais elevado que o habitual.
Já a capacidade de carregamento do smart #1 em corrente contínua (CC) ) é de 150 kW (CCS Tipo 2 Europa, cabo de carregamento tipo 3 de série).
Isto permite-lhe tempos de carregamento em CA em menos de três horas (10-80%), bastando meia hora para repor de 10 a 80% da capacidade da bateria em CC.
O atual smart fortwo deverá manter-se em comercialização até 2024. A nova plataforma do smart #1 é modular, o que permite a reconfiguração para um novo modelo de dois lugares.
As encomendas arrancam em setembro, há previsão de entrega a partir de março de 2023 e a associação com a ALD vai permitir a apresentação de propostas mais flexíveis de aquisição.
Oficialmente ainda não há preços, mas estima-se que poderão começar nos 40 mil euros. Já é possível efetuar uma pré-reserva.
Principais características do smart #1
Ainda em processo de homologação pela União Europeia (espera-se que fique concluído durante o segundo semestre de 2022), alguns dos valores apresentados são preliminares:
- Medidas exteriores (comprimento, largura, altura): 4270/ 1822 /1636 mm (dimensões muito semelhantes às do Mini Countryman Cooper SE);
- Distância entre eixos: 2750 metros;
- Pneus: 235/45 R19;
- Bagageira traseira: 273 a 411 litros (variável devido àos bancos traseiros deslizantes);
- Bagageira dianteira: 15 litros;
- Sistema de informação e entretenimento totalmente integrado, controlável a partir de um ecrã tátil de 12,8″;
- Painel de instrumentos digital de 9.2″ e Head Up Display de 10”;
- Sete airbags;
- Segurança e auxílio à condução assistidos por tecnologia smart Pilot, com controlo da velocidade de cruzeiro adaptável com função Stop & Go, sistema ativo de manutenção na faixa de rodagem, assistência à monitorização de ângulos mortos, assistência à condução em autoestrada e engarrafamentos, auxiliar de estacionamento automático, assistência aos faróis de máximos.
Conectado e partilhado
A conetividade a bordo e a digitalização estão intrinsecamente ligados ao conceito da “nova” smart.
Ainda que já estivesse presente nos smart fortwo e forfour, a chave digital de acesso ao modelo visa facilitar a partilha à distância da sua condução.
A própria atualização do software deverá ser possível over the air, ou seja, remotamente e sem necessidade de deslocação a um ponto de assistência.
O modelo de comercialização prevê também um modelo de negócio profundamente digital, complementado por parceiros para complementar a venda física do modelo e assistência.
A estrutura de parcerias já contempla os serviços de financiamento e aquisição de propriedade da ALD Automotive e soluções de carregamento doméstico em parceria com a ABB, para instalação de uma wallbox.