Já não é segredo – desde 2020 que já tinha revelado esse desejo – que a Sony planeia entrar no mercado da mobilidade elétrica.
A era da mobilidade elétrica da gigante tecnológica japonesa começa assim a ganhar forma, com a iniciativa VISION-S – um projeto que visa, nas palavras da Sony, contribuir para a evolução da mobilidade.
Agora, a empresa apresenta o protótipo VISION-S 02 – um SUV 100% elétrico de sete lugares que utiliza a mesma plataforma do primeiro protótipo apresentado, a berlina VISION-S 01.
Do pouco que ainda se sabe sobre este SUV, estará equipado com sensores LiDAR (para o sistema de assistência à condução).
Além disso, a bordo haverá tecnologia de autenticação de condutor, bem como comandos por voz e software de reconhecimento de gestos do condutor.
Outra das novidades é a instalação de tecnologia e conectividade 5G a bordo do VISION-S 02, o que permitirá operação do veículo remotamente e atualizações over-the-air.
A gama VISION-S
A ambição da Sony se tornar num player de mobilidade elétrica materializa-se com o nascer de uma nova subsidiária, a Sony Mobility Inc., que começará a operar a partir da primavera deste ano e que tentará assim explorar o mercado dos veículos elétricos a bateria, assumindo desde já o objetivo de contribuir para a evolução da mobilidade recorrendo a tecnologias de inteligência artificial.
A Sony tem vindo a testar já um modelo 100% elétrico em estradas europeias desde dezembro de 2020, e também já começou os testes de segurança e experiência do utilizador com as tecnologias a bordo dos seus carros elétricos.
A acrescentar a isso, a Sony adianta que já está a testar condução autónoma de nível 2 nas estradas europeias.