E se tivesse um carro ligeiro com capacidade para levar até 4.000 kg de peso e 32 m3 de carga?
A Carclasse tem uma solução que responde a estas necessidades, baseada no chassis de uma Mercedes-Benz Sprinter 519-43. Trata-se do Sprinter Cligo, para já apenas disponível na sua versão box, mas que poderá vir a ter versões báscula, TIR (lona) e frigorífico, conforme adiantou à Fleet Magazine Diogo Mariano de Carvalho.
“O Cligo é uma solução para as empresas que tenham necessidades de carga sem resposta na oferta tradicional de ligeiros, sobretudo para quem opera em centros urbanos”, diz o coordenador de vendas do grupo de retalho.
Este conjunto pode ser conduzido por motoristas com licença de condução tipo B+E. Na prática, é um sistema semelhante aos pesados de mercadorias de longa distância (vulgo TIR). Um Mercedes-Benz Sprinter, equipado com a motorização V6, de 190 cv, funciona como trator de reboque do atrelado de carga.
Não se tratando de um pesado, as empresas têm à sua mercê um conjunto com um peso bruto de 7 ton, que não exige tacógrafo, o que permite mais flexibilidade no horário de utilização.
Além dos modelos tradicionais de aquisição, a Carclasse preconiza ainda uma solução de aluguer operacional para todo o conjunto. Os preços serão revelados em breve.