Está criada a Leapmotor International, uma empresa que resulta de um acordo entre a Stellantis e a Leapmotor, e que tem como objetivo trazer para a Europa (Portugal incluído), novos modelos 100% elétricos.
A Leapmotor International B.V., uma joint-venture liderada pela Stellantis (51/49), será responsável pela chegada dos carros elétricos T03 e C10 aos mercados europeus.
De acordo com a Stellantis, a oferta de produto EV da Leapmotor complementará a tecnologia atual e o portfólio dos emblemas Stellantis. A isso acresce o facto desta aliança permitir a chegada de soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes a nível global.
Já em setembro de 2024, e aproveitando os canais de distribuição da Stellantis, uma equipa de gestão dedicada em cada país implementará, até final do ano, uma estratégia de entrada dos dois primeiros veículos nos mercados português, espanhol, francês, italiano, alemão, neerlandês, belga, grego e romeno. Deste acordo nasce também a promessa de, após o lançamento dos T03 e C10, sair pelo menos um novo modelo todos os anos ao longo dos próximos três anos.
No final de 2024, os lançamentos dos produtos Leapmotor irão expandir-se para outros mercados (Médio Oriente e África, Índia e Ásia-Pacífico e América do Sul.
T03
O T03 é um veículo urbano do segmento A, porém com um espaço interior compatível a um modelo do segmento B, que apresenta uma autonomia de até 265 km.
Este carro de cinco portas alcançou o primeiro lugar no “JD Power Initial Quality Study”, no segmento dos pequenos elétricos a bateria.
C10
É o primeiro produto global da marca.
Baseado na arquitetura tecnológica LEAP3.0, desenvolvida pela Leapmotor, integra tecnologias elétricas inteligentes como uma central eletrónica integrada e arquitetura elétrica, tecnologia cell-to-chassis (CTC) e um cockpit inteligente topo de gama.
O C10 é um veículo do segmento D equipado e orientado para a família, com uma autonomia de 420 km e classificação E-NCAP de 5 estrelas.
Conquistou o “2023 International CMF Design Award” e o “2024 Gold Award” atribuído pela French Design Awards (FDA).
Stellantis Pro One: ao volante da referência dos profissionais
Sobre este passo dado pela Stellantis, Carlos Tavares, CEO do grupo, começa por dizer que a criação da Leapmotor International representa um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com carros elétricos de última geração, que vão competir com as marcas chinesas presentes nos principais mercados.
“Aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia que irão exceder as suas expectativas. Foi desenvolvida uma estratégia global convincente para expandir, rapidamente, os canais de distribuição de vendas, impulsionando o crescimento da Leapmotor e gerando valor para ambos os parceiros”, conclui o responsável português.
Já Zhu Jiangming, fundador, chairman e CEO da Leapmotor, diz que esta parceria marca um avanço na integração global da indústria de veículos elétricos inteligentes na China.
“Ao combinar a avançada tecnologia e produtos da Leapmotor com o suporte da Stellantis em áreas como canais internacionais, serviços e marketing, procuramos oferecer uma experiência excecional de condução e utilização que é inerente aos produtos da Leapmotor. Acreditamos que esta parceria poderá impulsionar a Leapmotor para se tornar numa respeitada empresa de veículos elétricos inteligentes de classe mundial”, refere o dirigente chinês.
Em outubro de 2023, as duas empresas anunciaram que a Stellantis iria investir cerca de 1,5 mil milhões de euros para adquirir 21% do capital da Leapmotor, empresa que em 2023 estava no Top 3 das novas empresas chinesas de veículos elétricos. O acordo também previu a criação da Leapmotor International, que teria direitos exclusivos para exportação, venda e fabrico de produtos Leapmotor fora da China. Esta parceria tem como objetivo impulsionar as vendas da Leapmotor na China, aproveitando, em simultâneo, a sólida presença comercial global da Stellantis para aumentar as vendas da marca Leapmotor noutras regiões.