A Stellantis fez algo único e sem precedentes no mercado automóvel: apresentou, ao mesmo tempo, 12 novos veículos comerciais ligeiros (VCL).

Na apresentação à imprensa da estratégia Stellantis Pro One, o grupo liderado por Carlos Tavares desvendou uma ofensiva sem paralelo na indústria automóvel, mais concretamente no segmento profissional, com a revelação de furgões compactos, médios e grandes (agora renovados) das marcas Citroën, Peugeot, Fiat Professional e Opel/Vauxhall.

Stellantis Pro One: seis marcas, uma força

Com mais de dez milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a gama de comerciais ligeiros Citroën, Peugeot, Fiat Professional e Opel/Vauxhall recebe agora uma renovação assente numa estratégia 360º focada em novos produtos, nas zero emissões, na experiência do cliente, nas conversões e nos serviços conectados.

Um dos grandes focos do grupo está, naturalmente, na estratégia de eletrificação, diz Xavier Peugeot, senior VP da Unidade de Negócio de Veículos Comerciais. “Esta segunda geração de furgões com emissões zero, em linha com as expectativas dos clientes e oferecendo maior autonomia BEV, além de uma proposta adicional com células de combustível”, começa por destacar.

Segundo o grupo, o Hidrogénio é uma tecnologia complementar à estratégia de eletrificação, que prevê, nesta 2.ª geração de propulsão BEV, um aumento de autonomia para 330 km (mais 50 km do que na anterior geração) para os furgões compactos do grupo. No que respeita aos furgões elétricos de dimensão média, os conjuntos de baterias oferecem agora capacidades de 50 ou 70 kWh, com a autonomia destes veículos a situar-se num máximo de até 350 km. Já no capítulo dos grandes furgões, a bateria de 110 kWh vai “oferecer a melhor autonomia EV da sua classe”, diz a Stellantis, com até 420 km de condução garantidos com uma só carga. Ainda neste tipo de veículos, o carregamento rápido a 150 kW vai permitir que a capacidade da bateria dos grandes furgões agora apresentados passe de 0 a 80% em menos de uma hora.

Ainda o Hidrogénio: a Stellantis promete uma segunda geração deste tipo de propulsão nos furgões médios, a lançar em meados de 2024. A autonomia destes veículos ascenderá aos 400 km. Para já fica a promessa de que a propulsão em comerciais ligeiros de grandes dimensões chegará em 2024, com a arquitetura de média potência e uma autonomia máxima de 500 km.

Xavier Peugeot disse ainda que, e a propósito da recém apresentada estratégia Dare Forward 2030, a Stellantis queria alcançar a liderança do segmento dos comerciais ligeiros em 2030. No entanto, o cenário mudou. Segundo Xavier Peugeot, esta nova ofensiva VCL vai permitir à Stellantis alcançar a liderança do segmento já em 2027.

Principais novidades dos renovados comerciais ligeiros Stellantis

Nesta nova gama, cheia de escolhas e possibilidades e acessível a todos os clientes das diferentes marcas, a Stellantis centrou as suas atenções no condutor, que conta agora com as seguintes tecnologias:

  • Uma nova geração de interface homem-máquina (HMI), que se traduz em novos e maiores grupos de instrumentos e ecrãs centrais, agora totalmente configuráveis pelo condutor;
  • Dynamic Sourround Vision, que utiliza câmaras exteriores que garantem uma mais ampla visão em redor do veículo, para ajudar o condutor nas manobras em ruas mais movimentadas;
  • Conectividade sem fios, ativada no momento de entrega do veículo, que mantém não só os condutores, mas também os gestores de frotas, ligados aos seus veículos em tempo real. Permite a disponibilização de pacotes de serviços económicos, como é o caso da manutenção preventiva, a formação em condução ecológica, o direcionamento de veículos elétricos e a gestão dos respetivos carregamentos. Está garantida a atualização Over-the-Air (OTA) dos softwares dos diferentes comerciais;
  • Há uma nova Smartphone Station (apenas disponível no segmento dos comerciais compactos), que se liga a uma app dedicada que transforma o telemóvel do condutor profissional num painel de controlo do seu veículo. Inclui interação com os botões do volante;
  • Condução assistida autónoma de Nível 2 nos furgões grandes, através da combinação do Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go, do Posicionamento no Centro da Faixa de Rodagem e do Assistente nos Engarrafamentos;
  • Todos os 12 novos comerciais estão equipados com faróis LED;
  • 18 sistemas ADAS.

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Outras novidades sobre esta ofensiva de comerciais

A este propósito, Luca Marengo, Global Head of Product da Unidade de Negócio de Veículos Comerciais da Stellantis, dizia que a essência da renovação [dos 12 comerciais ligeiros] é não fazer qualquer cedência em termos de autonomia, capacidade, segurança e conectividade.

E porque a tecnologia também é uma das bandeiras do grupo, passa a estar disponível a tecnologia e-Power Take Off (ePTO) de 400 V, que traz a eletrificação para toda a gama de comerciais sem comprometer a carga útil do veículo. A unidade ePTO retira a sua energia da bateria de tração instalada em vez de necessitar de uma fonte de energia (baterias auxiliares) em separado.

Ainda relativamente aos furgões movidos com motor a combustão interna, e porque a Stellantis diz que vai continuar a vender motores diesel até que o cliente o queira, os comerciais de grandes dimensões vão passar a contar com uma nova geração de motor associada a uma transmissão automática de oito velocidades. Segundo responsáveis do grupo, haverá soluções com até 180 cv de potência e 450 Nm de binário. Mas a grande novidade é a poupança de até 9% no consumo de combustível.

Sobre eventuais parcerias com outras marcas, como é o caso da Toyota, a Stellantis não comenta.