A Stellantis e a LG Energy Solution (LGES) assinaram um acordo que garantirá a produção de células e módulos de baterias para o mercado norte-americano.
Do memorando de entendimento recentemente assinado resulta a construção de uma fábrica de baterias com uma capacidade de produção anual de 40 gigawatts-hora.
A produção começa no primeiro trimestre de 2024 e servirá de impulso ao grupo automóvel para cumprir os seus objetivos de realizar mais de 40% das suas vendas nos EUA assentes em veículos eletrificados até 2030.
As baterias produzidas na nova fábrica terão como destino as unidades de montagem da Stellantis nos EUA, Canadá e México e serão instaladas na próxima geração de 100% elétricos e híbridos plug-in do grupo.
Embora ainda não se saiba onde ficará instalada a nova giga-fábrica de baterias, sabe-se já que os trabalhos de construção das instalações começam no segundo trimestre de 2022.
https://fleetmagazine.pt/2021/05/25/stellantis-portugal/
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, diz que este anúncio vai permitir ao grupo atingir um total mínimo de 260 gigawatts-hora de capacidade até 2030.
Já Jong-hyun Kim, presidente e CEO da LGES, destaca o “marco monumental” que é estabelecer esta joint-ventur com a Stellantis e diz ainda que a empresa se vai agora posicionar como fornecedor de soluções de baterias aos ponteciais clientes na região.
Até 2025, a Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros em eletrificação e no desenvolvimento de software.