Citroën, Fiat Professional, Peugeot e Opel (ou Vauxhall, nos respetivos mercados). Estas insígnias juntas formam a mais recente ofensiva de veículos comerciais ligeiros (VCL) da Stellantis, denominada Pro One.

Com mais de dez milhões de unidades vendidas a nível global e uma presença mais do que estabelecida no mercado nacional, com duas marcas (Peugeot e Citroën) no top 3 das preferências dos profissionais, a gama VCL da Stellantis foi agora alvo de uma completa renovação.

Uma renovação sem precedentes, diz o grupo liderado por Carlos Tavares. De facto, trata-se de toda uma nova linha de VCL, que apresenta 12 modelos totalmente revistos e atualizados, eletrificados, e cobrindo os segmentos pequeno, médio e grande.

E se o foco da Stellantis é apresentar uma gama completa que cubra todas as necessidades dos profissionais, há três pilares essenciais e transversais aos 12 modelos:

  1. Interface Homem-Máquina
  2. Inúmeros Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS)
  3. 2ª geração de veículos zero emissões

A FLEET MAGAZINE esteve em Rüsselsheim, na Alemanha, para testar em primeira mão a nova linha de veículos de trabalho que chega ao mercado nacional já em abril e que, no capítulo das unidades mais pequenas, tem uma particularidade: é produzida em Portugal, no Centro de Produção de Mangualde.

E a Stellantis já deixou uma promessa: é do Centro de Produção de Mangualde que sairão todos os furgões compactos 100% elétricos da gama. Com uma diferença relativamente ao anunciado o ano passado: é já em 2024!

Fique a saber o que há de novo, por marca, na gama Stellantis Pro One. E preços.

Citroën

Do My Ami Cargo até à ë-Jumper Hydrogen, a Citroën apresenta-se aos profissionais com uma gama moderna, completa e feita à medida das necessidades de cada um, não esquecendo nunca a transição energética, cada vez mais adotada pelas empresas que procuram, principalmente, soluções 100% elétricas.

Com uma quota de mercado de 8,3% no segmento europeu dos comerciais ligeiros no final de 2022, a gama de comerciais composta pelo Ami Cargo, Berlingo Van, Jumpy e Jumper é um caso de sucesso, representando atualmente cerca de 30% das vendas Citroën.

Citroën apresenta nova gama comercial: moderna, completa, feita à medida e eletrificada

Fiat Professional

Uma das mais valias da nova gama é o E-Ducato, um VCL que oferece agora mais 30% de autonomia relativamente à anterior versão. A bateria de 110 kWh garante uma autonomia de até 420 km (ciclo WLTP).

A condução de um veículo destas dimensões, que se adivinharia complexa ou exigente, é contrariada pela facilidade com que se manobra o E-Ducato, que mantém o seu volume de carga até 17 metros cúbicos e a capacidade até 1.500 kg. (Na versão diesel este número aumenta para duas toneladas).

E embora leve já mais de 40 anos de presença no mercado dos veículos comerciais, o Ducato, agora na sua variante 100% elétrica, viu o seu preço ser reduzido em 25%.

O Scudo, por seu turno, acomoda uma das principais novidades da renovada gama VCL Fiat Professional: o Magic Cargo, uma solução para os profissionais aumentarem a área de carga até 3,67 metros na versão de carroçaria Standard e até 4,02 metros na versão de carroçaria Maxi.

Por fim, olhando para a Doblò, equipa agora o Magic Mirror, estando agora equipada, portanto, com um espelho retrovisor digital. E o objetivo proposto pela Fiat Professional com a nova Doblò é simples: tornar a condução na cidade menos stressante e, ao mesmo tempo, muito mais segura.

Fiat Professional apoia-se no E-Ducato para alavancar a transição energética da sua gama comercial

Opel

Talvez o que mais salte à vista nos novos VCL da marca seja a adição do já característico Vizor, presente em quase toda a nova gama de passageiros Opel.

Mas não é só na grelha dianteira que os comerciais Opel sofreram alterações. Cada modelo apresenta um restyling não só das linhas exteriores, mas também na cabine, que foi redesenhada.

O Combo, por exemplo, vem equipado com luzes Intelli-Lux LED Matrix (uma novidade no seu segmento).

Relativamente ao Vivaro, está mais moderno, prático e sustentável. Há ainda a destacar a presença do novo sistema de infoentretenimento baseado no Cockpit Snapdragon®. Os gráficos do sistema multimedia estão diferentes, e a conectividade do modelo permite ligação Wi-Fi, Bluetooth e 4G. Diz a Opel que todas estas características tornam o Vivaro num veículo “versátil faz-tudo”, que oferece o conforto e a manobrabilidade de um comercial mais pequeno.

Já o Movano, o maior da classe comercial da marca do Blitz, garante, tal como o primo Ducato, um volume de carga de até 17 metros cúbicos e uma capacidade que ascende aos 2.000 kg.

Opel renova gama comercial e roda cada vez mais a zero emissões

Peugeot

Também está a ser feita história na marca do leão, diz a Stellantis. As estrelas da companhia, diz o Grupo, são claramente as variantes elétricas E-Partner, E-Expert e E-Boxer.

O novo E-Partner, líder do segmento europeu de comerciais ligeiros elétricos em 2023, carrega consigo expectativas muito altas: a Stellantis espera que, em 2025, este modelo represente 1/3 das vendas de furgões na Europa, razão de sobra para ter apostado num novo design e num novo painel de controlo, que oferece maior [e comprovada] qualidade de acabamentos, além de incluir o novo i-Cockpit Peugeot, com um touchscreen de dez polegadas na secção central superior do cockpit.

Os E-Expert e E-Boxer completam uma gama de VCL que, diz a Stellantis, é ideal para profissionais que têm em mente performance, segurança e liberdade de movimentos.

Peugeot renova comerciais, agora mais conectados, elétricos e evoluídos