Num processo de economia circular, o grupo automóvel Stellantis e a Qinomic estabeleceram uma parceria para desenvolver uma solução de reconversão de veículos comerciais ligeiros com motor de combustão interna em tração elétrica.
Esta solução pretende aumentar a vida do veículo e da sua utilização, desse modo contribuindo para o prolongamento da vida útil do veículo e consequente redução em termos de custos de utilização.
É importante frisar que nem todas as viaturas comerciais, como furgões, são facilmente substituíveis por unidades elétricas “novas”. Há unidades dotadas de sistemas e equipamentos específicos para a sua função, ou utilizadas em ambientes fechados, cuja conversão dos motores térmicos em unidades elétricas permite estender a vida útil do veículo e proporcionar importantes economias de custos.
A Qinomic é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade. Esta parceria com a Stellantis vai permitir uma validação da conversão dos veículos, com garantias de manutenção da qualidade e das respetivas especificações OEM (Original Equipment Manufacturer) em termos da segurança, durabilidade e homologação.
Mobilidade urbana cada vez mais com emissões zero
De acordo com o Relatório de Mobilidade Urbana do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia, o número de zonas restritas à circulação de viaturas de baixas emissões (ZBE) na Europa aumentou 40% nos últimos três anos.
O motor deste aumento é o plano “European Green Deal”, destinado a incentivar a transição para veículos e uma mobilidade mais limpos, pelo que se trata de uma tendência que continuará a verificar-se no âmbito da aplicação das normas de acesso a veículos em zonas urbanas.
Esta solução de reconversão em veículos elétricos vem assim permitir aos profissionais manter as suas capacidades de mobilidade em Zonas de Baixas Emissões dos grandes centros urbanos, permitindo-lhes prolongar a vida útil dos seus veículos e dar continuidade às suas atividades empresariais.
Estender a vida útil dos veículos e o seu potencial de utilização está na origem da Business Unit de Economia Circular da Stellantis, que lidera a iniciativa, em colaboração com a Business Unit de Veículos Comerciais e com o Stellantis Ventures Studio.
O construtor automóvel tem ainda uma estratégia de descarbonização que tem como objetivo alcançar o patamar zero em carbono até 2038, conforme delineado no plano estratégico “Dare Forward 2030”.