Hoje, e apenas hoje, a Tesla oferece aos condutores de veículos elétricos carregamentos gratuitos na sua rede de Superchargers.

Há um senão, no entanto, para os utilizadores de veículos elétricos portugueses. Em Portugal, esta medida beneficia apenas os condutores de modelos Tesla.

Embora mais de 70% da rede de Superchargers Tesla (Europa e Médio Oriente) já esteja aberta a todos os modelos elétricos, Portugal não faz parte deste número.

Atualmente, a Tesla já tem 86 Superchargers em Portugal.

Conteúdo deste artigo

Tesla Electric Summer

Esta iniciativa faz parte da celebração “Tesla Electric Summer” e surge, diz a marca, “como forma de agradecimento à comunidade Tesla, que contribuiu para tornar a rede de Superchargers na maior, mais fiável e mais rápida rede de carregamento da Europa”.

Assim, aos proprietários de qualquer veículo 100% elétrico, independentemente da marca, basta dirigirem-se a um Supercharger Tesla e carregarem o seu carro elétrico gratuitamente. A Tesla esclarece apenas que, para serem livres de qualquer tipo de pagamento, todas as sessões de carregamento devem ser iniciadas antes das 23h59 de hoje, 29 de agosto de 2023 (hora a que termina esta campanha).

Uma rede de Superchargers Tesla global

A abertura da rede de Supercarregadores Tesla a veículos de outros fabricantes começou em novembro de 2021, como parte de um programa-piloto.

Agora, depois de mais de ano e meio de recolha de dados e opiniões de utilizadores, a rede conta já com mais de 9.200 Supercarregadores em toda a Europa e 660 estações que aceitam todo o tipo de veículos elétricos – como acima referido, Portugal ainda não faz parte deste número.

Como tudo começou

Foi a 29 de agosto de 2013 que a Tesla abriu as primeiras seis estações na Noruega.

Agora, dez anos depois, a rede expande-se a 36 países na Europa, Médio Oriente e África, contando já com mais de mil estações e 13 mil Superchargers individuais.