O novo Honda HR-V faz parte da estratégia de eletrificação da marca, que quer eletrificar todos os seus modelos convencionais na Europa até 2022.

Com uma imagem inspirada no formato coupé com um design claramente marcado de SUV premium, o novo HR-V estará disponível na Europa no final de 2021.

Incorpora a tecnologia híbrida de dois motores da Honda e junta-se, pela primeira vez, aos modelos e:HEV da marca.

O sistema híbrido e:HEV

O novo HR-V Hybrid integra dois motores elétricos compactos conectados a um motor a combustão i-VTEC de 1.5 litros com 106 cv de potência.

No conjunto total, disponibiliza 131 cv de potência e 253 Nm de binário máximo às 4500 rpm.

Este sistema e:HEV possui três modos de condução, automaticamente selecionados dependendo das necessidades de condução.

A condução é sempre iniciada em modo elétrico, mudando gradualmente para o modo híbrido quando é requerido do motor maior esforço.

O motor de combustão serve de gerador e alimenta a bateria – situada sob a bagageira – ou, em altas velocidades, conferindo potência direta às rodas para melhores performances.

A dinâmica de condução é assegurada pelos modos de condução Sport, Normal e Econ. Ao mesmo tempo, está disponível o modo de condução B adicional, que pode ser selecionado através da caixa de velocidades e garante uma travagem regenerativa e uma experiência mais semelhante à de um veículo elétrioco, diz a Honda.

Novo HR-V mais seguro

Equipado pela primeira vez com o sistema de segurança Honda SENSING, o novo HR-V integra diversas tecnologias de segurança.

Foi aplicada uma nova câmara dianteira monocular mais ampla e de maior definição. Além disso, inclui uma melhoria na utilização noturna do Sistema de Deteção de Peões com função de travagem atenuante de colisão, que deteta a aproximação de veículos, incluindo motociclos e ciclistas, aplicando os travões se necessário.

Presente está também uma nova tecnologia de Cruise Control Adaptativo (ACC), garantindo maiores níveis de segurança durante a mudança de faixa.

O ACC integra também uma função de seguimento de baixa velocidade e controlo de travagem, mantendo a velocidade selecionada em descida.

Há também uma nova tecnologia de Informação do Ângulo Morto – utiliza tecnologia de radar para detetar automaticamente veículos no ângulo morto do condutor, alertando-o através de um sinal visual no retrovisor lateral.

O Monitor de Trânsito Lateral utiliza os sensores laterais traseiros para alertar o condutor para a aproximação de veículos de forma sonora ou visível.

Disponível pela primeira vez na Europa, o Sistema de Assistência em Descida Íngreme funciona a partir de uma velocidade mínima de 3 km/h e permite um melhor controlo em superfícies de baixa aderência e descidas íngremes.

Um automóvel conectado

O novo Honda HR-V híbrido possui, a bordo, um ecrã digital de nove polegadas desenhado para minimizar a distração do condutor.

A utilização HMI foi aperfeiçoada (comparativamente ao modelo anterior) e agora é mais rápido e fácil, diz a Honda, de alternar entre aplicações.

O condutor pode ainda selecionar a quantidade de informação do sistema de assistência ao condutor que é exibida no cluster digital TFT e:HEV de sete polegadas, reduzindo assim as distrações ao volante.

O sistema permite espelhar o ecrã do telemóvel através do Apple Car Play (Bluetooth, Wi-Fi ou cabo) e Android Auto (cabo).

Mais detalhes sobre o design e construção do novo HR-V.