A espera terminou. A Suzuki apresenta finalmente o e VITARA, o seu primeiro modelo 100% elétrico para o mercado europeu.
Embora ainda não haja data prevista de chegada ao mercado nacional, muito menos preços indicativos deste SUV, sabe-se já que o início da sua produção está programado para a primavera de 2025, na fábrica indiana da Suzuki, em Gujarat.
O novo e VITARA baseia-se no concept car eVX, apresentado no início de janeiro de 2023, na Auto Expo, na Índia (mercado onde a Suzuki é rainha). Assente na plataforma HEARTECT-e, desenvolvida especificamente para modelos 100% elétricos, o e VITARA foi criado, diz o seu fabricante, sob o conceito “Emotional Versatile Cruiser”. Toshihiro Suzuki, presidente da marca, diz mesmo que este carro foi “desenvolvido por tentativa e erro”. O objetivo último era, diz, criar um automóvel elétrico fácil de utilizar e, simultaneamente, contribuir para o alcançar uma sociedade neutra em carbono.
“A introdução do e VITARA representa um marco importante para alcançar a neutralidade carbónica” e, após o seu lançamento, a Suzuki espera continuar a expandir a sua gama de modelos elétricos, bem como oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicas.
Suzuki e VITARA: design inovador, elétrico e com a potência de um SUV
São 2,7 m de distância entre eixos num veículo que incorpora uma filosofia, batizada pela marca, de “High-Tech & Adventure”: combina, por isso, a modernidade de um veículo elétrico com a natureza robusta de um SUV.
O sistema de propulsão elétrica chama-se eAxle e integra o motor e o inversor, que conjugados com uma bateria de ferro-fosfato de lítio (que pode ser de 49 ou 61 kWh de capacidade), proporcionam uma aceleração ágil no arranque e uma resposta pronta a qualquer velocidade, sempre com a energia característica de um veículo elétrico.
O e VITARA pode ser configurado em duas versões de tração:
- 4×2 com 106 kW (144 cv) de potência e bateria de 49 kWh ou 4×2 com 128 kW (174 cv) e bateria de 61 kWh. Ambas as variantes apresentam um binário máximo de 189 Nm;
- 4×4 com dois sistemas eAxle (um por eixo), com 128 kW (174 cv) no eixo dianteiro e 48 kW (65 cv) no eixo traseiro. A potência combinada é de 135 kW (184 cv) e o binário máximo combinado é de 300 Nm.
O sistema de tração elétrica ALLGRIP-e, disponível na variante 4×4, incorpora dois eAxles independentes localizados nos eixos dianteiro e traseiro. Este sistema permite um controlo preciso e uma excelente capacidade de resposta, assegura a Suzuki. Além disso, incorpora um modo Trail que “permite uma saída suave de terrenos acidentados, aplicando os travões às rodas que perderam tração e distribuindo o binário à roda oposta, executando a função de um diferencial de deslizamento limitado”.
Parte deste sucesso em qualquer tipo de piso reside na plataforma HEARTECT-e, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos a bateria, que conta com uma estrutura leve e uma elevada proteção para os sistemas de alta voltagem, ao mesmo tempo que oferece um interior espaçoso e saliências curtas. “A sua superfície principal elimina os elementos sob o piso para maximizar o espaço da bateria”, assegura a marca.