A Suzuki vai, no âmbito de uma parceria já existente desde 2016 (e já com frutos dados), fornecer um veículo SUV elétrico movido exclusivamente a bateria (BEV) à Toyota.

Este SUV, programado para ser fabricado na Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir do final do primeiro trimestre de 2025.

Trata-se do primeiro BEV na relação OEM entre as duas empresas e será lançado em todo o mundo. A unidade BEV e a plataforma adotada para este modelo foram desenvolvidas em conjunto pela Suzuki, Toyota e Daihatsu Motor Corporation.

De notar que os domínios desta colaboração são diversos, incluindo a produção e fornecimento mútuo de veículos, bem como a disseminação de veículos eletrificados. O lançamento no mercado de veículos em estreita colaboração expandiu-se, assim, para países como o Japão, a Índia, o continente europeu, África e Médio Oriente.

Quer os atuais Swace e Across da Suzuki são, por exemplo, resultado desta parceria.

ENSAIO: Suzuki Swace GLX FHEV

O novo modelo, concebido exclusivamente como um BEV, “apresenta uma ampla autonomia e um habitáculo confortável”, começa por adiantar a Toyota, que acrescenta que estará também disponível com um sistema de tração às quatro rodas.

“Enquanto continuamos a ser concorrentes, vamos aprofundar as nossas colaborações para resolver questões sociais, incluindo a realização de uma sociedade neutra em carbono através de um caminho com a abordagem multi-tecnologias”, começa por dizer Toshihiro Suzuki, presidente da Suzuki.

Já Koji Sato, presidente da Toyota, acrescenta que ao tirar partido da unidade e da plataforma BEV desenvolvida em conjunto, ambas as empresas darão um novo passo na sua colaboração no domínio dos veículos eletrificados. “Gostaríamos de aprender com os pontos fortes de cada um, competir e desenvolver esforços conjuntos com base num caminho com a abordagem multi-tecnologias”, conclui.