Será uma redução histórica. A partir de 1 de janeiro de 2025, a tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) aplicável aos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) vai baixar 37,1%.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou que, além disso, também os Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), verão os valores das tarifas a si aplicadas serem reduzidos (de forma ainda mais acentuada) em 61,7%.
Embora não se tratem de custos aplicáveis diretamente aos utilizadores de veículos elétricos, dado não serem aplicáveis a beneficiários diretos do sistema, é expectável – ou pelo menos desejável – que esta redução nas tarifas EGME acabe por influenciar os tarifários finais a aplicar ao consumidor.
Segundo a ERSE, o impacto no custo de carregamento das tarifas EGME em 2025, para um carregamento médio de 9,5 kWh, irá variar entre 4,4% e 5,5%, dependendo se o mesmo é feito em Média Tensão ou Baixa Tensão.
A redução da tarifa EGME em números
- Em 2025, de acordo com a Diretiva n.º 13/2024, a tarifa EGME a suportar por CEME e OPC por cada carregamento feito na rede nacional de carregamento será de 0,1572€ (em 2024 o valor era de 0,2499€)
- Relativamente aos DPC, aos quais é aplicada uma tarifa diária de 0,0423€, esse valor será reduzido para 0,0162€
A ERSE diz que estas reduções devem-se sobretudo ao aumento do número de carregamentos previstos para 2025, bem como a uma evolução controlada dos custos da EGME.
Luís Barroso, presidente da MOBI.E, diz que esta redução é reflexo do esforço da MOBI.E em aumentar a sua eficiência, bem como o resultado da consolidação e crescimento da mobilidade elétrica em Portugal. Além disso, acrescenta que permitirá dar ao mercado “uma maior folga”, por forma a torná-lo mais competitivo e acelerador da transição energética no nosso país.
O Regulamento de Mobilidade Elétrica prevê a aplicação de tarifas, aplicada a CEME, OPC e DPC, para cobrirem os custos da atividade regulada da EGME, designadamente o funcionamento da plataforma de gestão, que assegura a interoperabilidade total do sistema, onde o Utilizador de Veículo Elétrico (UVE), com um único meio de acesso, pode utilizar qualquer ponto de carregamento disponível, bem como ter acesso, numa única app, a toda a informação em tempo real sobre o estado da rede de carregamento.