A eficiência da gestão da frota e do serviço dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), único operador de Transporte Público rodoviário do município do Barreiro, foi incrementada com a implementação do sistema integrado de monitorização e gestão de frotas da Frotcom.
Os autocarros dos TCB deslocam-se a todas as áreas geográficas e núcleos populacionais do Barreiro e das áreas limítrofes, sendo por isso um elemento central da AML, no apoio e na gestão dos fluxos de mobilidade na cidade-grande-de-duas-margens.
O primeiro passo para a modernização dos sistemas ocorreu em 2010, com uma nova plataforma comercial que originou o desenvolvimento por parte da 3W Dynamics de uma “Bilhética” mais flexível e moderna, permitindo gerir, de forma integrada, todos os produtos de venda, incluindo o Zapping.
Mais tarde, com o objetivo de encontrar as melhores soluções para cada área onde opera, os TCB procuraram a melhor ferramenta para as necessidades de monitorização e gestão de frotas.
A opção recaiu sobre o Frotcom, como o sistema chave não só pelas suas funcionalidades mas também pelo facto da sua origem portuguesa proporcionar a adaptação e um conforto no apoio técnico e tecnológico que outras ferramentas não davam.
Tal como refere Nuno Ferreira, Chefe de Divisão de Gestão e Operação dos TCB “Estivemos em contacto com outras empresas mas o Frotcom despertou-nos logo a atenção pela facilidade de utilização e pelo grafismo da plataforma. Na verdade foi a plataforma que nos pareceu mais bem conseguida, pois adaptava-se muito bem às necessidades do transporte público.”
Esta parceria, além de positiva para os TCB, revelou-se também útil para a própria Frotcom, já que permitiu um “upgrade” ao nível das rotas, o que enriqueceu a própria plataforma.
Na verdade, esta aplicação serve tanto aos TCB, com operações tipicamente urbanas, como a outros parceiros, tanto a nível nacional como internacional.
“Com esta aplicação conseguimos aumentar o nosso grau de conhecimento relativamente à oferta que prestamos, conseguimos com maior rigor dizer exactamente os tempos de percurso e afinar horários, o que significa um maior controlo da operação. Para além disso, conseguimos fazer uma melhor gestão ao nível dos recursos humanos e saber com exactidão os tempos de condução dos motoristas, que era algo que até então não tínhamos. Outra das grandes mais-valias, foi a redução substancial do consumo de combustível”, refere Nuno Ferreira.
Em termos práticos, o Chefe de Divisão de Gestão e Operação dos TCB explica que a frota opera 23 horas por dia com mais de 750 carreiras que transportam à volta de 30 mil pessoas por dia: “ao nível do gasóleo, falamos em cerca de 4 mil litros por dia, logo a redução de consumo permitida pelo sistema Frotcom é um aspecto fulcral.”