Conhecida dos amantes da prática do todo-o-terreno, a Tecnoeleva é procurada também por representantes de marcas automóveis, entidades públicas e empresas para instalar acessórios em viaturas 4×4.
Guinchos, ganchos de reboque, defesas na carroçaria e proteções de carter ou chassis, barras no tejadilho, reforço de suspensões e coberturas especiais para “pick-up” são os equipamentos mais procurados pelas empresas, com o objetivo de prepararem as suas viaturas de serviço para condições de trabalho mais dificeis.
Entre os clientes da Tecnoeleva contam-se instituições municipais e empresas como a REN, por exemplo, e também alguns concessionários de modelos “todo-o-terreno”. Caetano Auto, Santogal e Xanauto, representantes das marcas Toyota, VW, Isuzu e Mitsubishi, recorrem aos mais de 20 anos de experiência da Tecnoeleva para instalarem equipamento encomendado pelos clientes no momento da compra.
“A colocação de um gancho de reboque num Renault Megane III pode custar entre os 220 e 450 euros, dependendo do acessório escolhido (parafusos, alavanca ou D2), do tipo de cabo (aço ou sintético) e ainda da maior ou menor complexidade eletrónica da viatura”, exemplifica Bruno Vilela, gerente e filho do fundador da empresa.
“Já um guincho numa VW Amarok pode custar entre os 600 e os 700 euros, dependendo da força de tração, do tipo de cabo e da maior ou menor complexidade da instalação.”
“Pelas mesmas razões”, adianta Bruno Vilela, “os tempos de trabalho podem variar. Em média, 2 horas e meia no primeiro caso e 6 horas para instalar o guincho na Amarok”.
Referência na área do TT
Criada por António José Vilela, em 1994, a Tecnoeleva – Técnicas de Elevação, Lda. desde logo se voltou para o mercado do todo-o-terreno, uma área de negócio na altura ainda pouco desenvolvida em Portugal, apesar da popularidade que a modalidade já conhecia no nosso país.
Após a morte do pai, em 2011, os filhos Bruno e Sara assumiram as rédeas da companhia. A trabalhar na Tecnoeleva desde 2001, como técnico comercial, Bruno Vilela explica que foi precisamente a cultura empresarial ainda muito familiar, “baseada na qualidade e no rigor”, os fatores que ajudaram a empresa a ultrapassar momentos recentes mais complicados, sem deixar de ser “uma referência a nível nacional no mercado do T.T.”
“Somos importadores e distribuidores, comercializamos e prestamos serviços em áreas ligadas às viaturas 4X4, mas também de material de elevação para a indústria”, explica Bruno Serra.
A preparação de veículos para todo-o-terreno acaba por constituir a atividade principal da empresa.
“Somos muito procurados por particulares, individualmente ou através dos clubes”, garante o gerente da Tecnoeleva.
“Representamos em Portugal uma conceituada marca polaca de guinchos elétricos – Titanium Winch – que é um acessório certificado. Isso facilita bastante o processo de homologação das alterações e as garantias assumidas pelos vendedores das viaturas novas que levam equipamento instalado por nós”.
Bruno Vilela cita o caso de um cliente numa expedição até Marrocos: “em condições extremas os amortecedores acabaram por não ‘resistir’. Neste tipo de situações as marcas não dão garantia do material. Mas, devido ao peso e estatuto que a Tecnoeleva4x4 possui no mercado do todo-o-terreno, o fabricante em questão não hesitou e prontamente fez-nos chegar uma nova suspensão sem qualquer custo”.