A TomTom (TOM2) anunciou a integração da sua tecnologia de navegação na solução Microsoft Connected Vehicle Platform (MCVP).

De acordo com a empresa de navegação, os dados de navegação e diagnóstico são enviados dos veículos para o Microsoft Azure e podem ser utilizados pelos fabricantes de automóveis para gerar insights provenientes desses mesmo dados, permitindo assim uma oferta de serviços personalizada.

Além disso, os serviços de localização podem ser usados em veículos para apps de navegação e fornecer contexto para condução autónoma.

Cees van Dok, Chief Product Officer da TomTom, assegura que a integração da tecnologia de navegação da TomTom com a Microsoft Connected Vehicle Platform “garante uma navegação precisa e fiável e o acesso a dados de comportamento de condução de forma mais simples, respeitando sempre o regulamento da proteção de dados”.

Van Dok refere que estes dados podem ser utilizados para prever a autonomia de um veículo elétrico, com base no comportamento e planeamento de rotas, por exemplo.

“Com a Microsoft Connected Vehicle Platform a servir de chassi digital do carro, a telemática, o infotainment e os dados dos sensores, estão todos ligados à cloud da mesma maneira e resolvem efetivamente o ponto problemático da gestão de diferentes sistemas de escala, segurança e fiabilidade”, disse Tara Prakriya, gestora do programa de grupo de parceiros da MCVP.