A tecnologia e-POWER é a grande atração do novo Nissan Qashqai.
Em estreia europeia absoluta no novo SUV, este grupo motopropulsor tira partido das tecnologias presentes no pioneiro LEAF.
O sistema e-POWER traz para o novo Qashqai a emoção da condução elétrica pura.
Recentemente, a Nissan traçou o plano – alcançar 50% de vendas eletrificadas na Europa até 2024.
Para levar este plano avante, a marca equipou o novo Qashqai com a tração por motor 100% elétrico e-POWER.
O e-POWER é um sistema que permite ao condutor aproveitar os benefícios da condução de um veículo elétrico sem se preocupar com a autonomia ou com o acesso a um posto de carregamento.
https://fleetmagazine.pt/2021/02/19/novo-nissan-qashqai/
Conteúdo deste artigo
Em que consiste a tecnologia e-POWER?
Este sistema é composto por uma bateria de elevado rendimento e um grupo motopropulsor que integra um motor a gasolina de 154 cv com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140 kW (188 cv).
Trata-se de um sistema que proporciona ao condutor uma aceleração linear simples (típica de veículo elétrico) sem a necessidade de carregamento.
Já aplicada no Nissan Note – o carro mais vendido no Japão nos últimos anos –, a tecnologia e-POWER foi atualizada para o novo Qashqai.
O que o diferencia dos outros sistemas eletrificados é o facto de o motor a gasolina ser utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusivamente acionadas pelo motor elétrico.
O sistema funciona assim sempre com a autonomia ideal e permite uma redução de emissões de CO2 comparativamente às registadas num motor de combustão interna tradicional.
Porque é que é tão parecido com um 100% elétrico?
Não existe qualquer atraso de resposta. A condução pura do motor elétrico elimina qualquer atraso na resposta ao impulso do pedal do acelerador – como acontece com um motor de combustão interna, por exemplo.
A resposta instantânea do motor elétrico proporciona maior disponibilidade de binário e um melhor nível de aceleração a diferentes velocidades.
Comparativamente a um automóvel híbrido, por exemplo, o Qashqai e-POWER acelera mais rapidamente e executa esse processo com menor rotação do motor.
O sistema funciona de forma silenciosa e está afinado para o melhor equilíbrio entre o ruído do motor a gasolina e a aceleração do automóvel, graças à manutenção da relação entre a rotação do motor e a velocidade em estrada.
Conduzir um Qashqai e-POWER
À semelhança do LEAF, o novo Qashqai e-POWER beneficia da condução e-Pedal, uma experiência de condução com “um pedal”.
O condutor do Qashqai pode assim arrancar, acelerar e desacelerar apenas recorrendo ao pedal da direita.
Este sistema reduz significativamente a necessidade de deslocar o pé de um pedal para o outro e proporciona até 0,2G de desaceleração ao soltar o acelerador.
Modos de condução
As versões e-POWER do Qashqai apresentam três modos de condução:
- Standard
- Sport
- Eco
No modo Standard, o Qashqai beneficia da regeneração do motor elétrico, que é melhorada para simular a travagem do motor de um automóvel a gasolina convencional.
No modo Sport, o Qashqai ganha maior capacidade de resposta, sendo os tempos de desativação do motor elétrico reduzidos, principalmente em situações de condução desportiva.
No modo Eco, o Qashqai entra em modo de poupança de combustível e otimiza a gestão da bateria, permitindo que o condutor selecione um modelo de velocidade de cruzeiro para uma condução mais económica em autoestrada.
Ao volante, o condutor pode ainda selecionar, em todos os modos de condução, o modo B adicional, que aumenta a recuperação de energia em desaceleração.