A Tesla anunciou mudanças na sua estrutura de preços.
Agora, e com efeito imediato, dois dos carros elétricos mais vendidos em toda a Europa, o Model 3 e o Model Y, passam a ser vendidos com preços a partir de 44.990 euros e 46.990 euros, respetivamente (valores com IVA).
Trata-se de uma redução de 18% no valor do Model 3 mais acessível, que antes custava pouco menos de 55 mil euros. Já o Model Y mais acessível vê o seu preço baixar 6% (antes 49.990 euros).
Quanto às encomendas feitas antes deste anúncio, a Tesla disse à Fleet Magazine que essas sofrerão um ajuste de preço em conformidade com a nova tabela de preços.
A marca norte-americana justifica esta redução de preços com o aumento da produção local de viaturas e com o facto de a Tesla vir a ganhar mais economias de escala a nível global. Posto isto, a marca tomou a decisão de tornar os Model 3 e Model Y mais acessíveis na Europa, Médio Oriente e África.
“À medida que saímos daquele que foi um ano turbulento no que respeita às disrupções observadas nas cadeias de abastecimento, vimos a notar uma normalização de alguma da inflação de custos, o que nos traz confiança e nos ajuda a transmiti-la aos nossos clientes”, esclarece a marca em comunicado.
Em Portugal, durante o ano passado, o Tesla Model Y foi o carro elétrico novo mais vendido e a Tesla a marca de elétricos a bateria com mais matrículas.
E o cenário na Europa não é diferente: tanto o Model 3 como o Model Y se apresentam nos top 3 de vendas de variados mercados – não só para veículos elétricos a bateria como também para todo o tipo de energia. Exemplo disso é o facto do Model Y ter sido o ligeiro de passageiros mais matriculado em toda a Europa em novembro de 2022.