Já está em curso a construção do futuro Test Center Energy (TCE) da SEAT – o novo laboratório de baterias para veículos eletrificados que estará localizado em Martorell, fábrica espanhola da SEAT.

O novo centro representa um investimento superior a sete milhões de euros e servirá de casa ao desenvolvimento e testagem de vários sistemas energéticos para veículos elétricos e híbridos.

De forma simultânea, o TCE terá uma capacidade de teste que pode chegar a 1,3 MW e estará concluído em abril de 2021; Terá uma área de 1.500 metros quadrados, incluindo espaços de ensaio para validação de módulos de células com tecnologia de iões de lítio, baterias de média e alta tensão e diferentes carregadores utilizados em toda a gama de soluções eletrificadas da empresa.

Além destas valências, está prevista a criação de várias câmaras climáticas que permitirão testar com baterias e módulos em condições térmicas extremas, simulando os diferentes ambientes que uma viatura encontra durante o seu ciclo de vida. Será ainda incorporado um laboratório de eletrónica de alta tecnologia com o objetivo de desenhar, fabricar protótipos e construir interfaces para os sistemas de teste.

No que respeita à experimentação de viaturas elétricas, o SEAT Test Center Energy disporá de um workshop concebido especificamente para o efeito, com capacidade de operar, em simultâneo, até seis viaturas. Aí serão feitos os testes relacionados com o desempenho do sistema energético, a segurança funcional e a integração de funções.

Werner Tietz, vice-presidente de I+D da SEAT, revela o entusiasmo da empresa na implementação deste projeto. “A SEAT aposta há anos na eletrificação da empresa e a construção deste novo TCE, único em Espanha, é um passo firme nesse sentido. Este laboratório de baterias permitir-nos-á desenvolver os sistemas de energia de futuros veículos híbridos e elétricos, contribuindo assim para a criação de uma eletromobilidade sustentável”, diz o responsável.

O TCE faz parte do plano de investimento da empresa espanhola, que prevê gastar cinco mil milhões de euros em projetos de Investigação e Desenvolvimento (I+D) para o desenvolvimento de novos modelos e equipamentos e instalações na fábrica de Martorell, sempre com a eletrificação da sua gama em vista.