A DEKRA lançou um teste rápido de baterias para veículos eletrificados.
Disponível para clientes profissionais e também particulares em Portugal, trata-se de um teste rápido que não excede os 15 minutos e que visa fornecer ao cliente um valor preciso do estado de conservação do conjunto de baterias de tração do seu carro eletrificado.
Como funciona o teste de baterias da DEKRA?
Baseia-se na medição das características da bateria durante um test drive de curta duração.
Ao condutor é pedido que acelere ao longo de 100 metros e durante esse percurso a DEKRA lê os dados da bateria através de um interface de diagnóstico integrado.
Esta é mesmo uma das vantagens deste teste, diz a DEKRA: “com outros métodos, o processo geralmente leva pelo menos várias horas; às vezes dias – incluindo ciclos de carga e descarga demorados. A grande vantagem é que podemos fornecer uma avaliação altamente fiável num tempo muito curto. Ninguém mais no mercado oferece um método tão rápido”.
A importância do know-how
A DEKRA considera o know-how essencial na capacidade de interpretar os valores medidos durante o teste.
Diz a empresa que atua no campo da segurança que o processo de teste é apoiado por uma base de dados “altamente sofisticada e um algoritmo extremamente complexo”.
Os dados principais são determinados antecipadamente para cada veículo, com base em test drives sob variadas condições.
Depois disso são feitos cálculos de parametrização, em parte com ajuda de Inteligência Artificial.
Durante o teste, os resultados da medição são avaliados com base nesses parâmetros específicos.
Quantos modelos podem ser testados pela DEKRA?
Atualmente, a DEKRA diz que pode fazer um teste rápido a mais de 70 modelos de volume de vários fabricantes a nível mundial, mas assegura que este número está “em constante evolução de alargamento”, nomeadamente devido ao aumento da procura por veículos eletrificados.
A DEKRA salienta ainda a importância deste teste, por exemplo, na gestão de veículos usados, onde a determinação precisa e rápida do estado de conservação do conjunto de baterias do veículo eletrificado é “extremamente importante para que o processo seja transparente e seguro”.
“Como a bateria representa uma grande parte do valor total de um veículo elétrico, o seu estado de conservação é um fator decisivo”, conclui a empresa.