Com 668 milhões de euros em contratos ativos em carteira, a BMW Financial Services faz o financiamento de uma em cada três viaturas das marcas. As empresas contam com 40% deste volume.
Com cerca de 25 mil viaturas financiadas em carteira, a BMW Financial Services tem conseguido atrair os seus clientes para os seus produtos de financiamento, principalmente o Select e o Renting.
Este último é um produto tradicional, com os valores residuais e manutenção gerido em proximidade com a BMW Portugal. Já o Select, vale para os clientes por causa da sua flexibilidade de oferecer várias opções no final do contrato.
Para um cliente frotista, o que é que distingue o renting da BMW FS do de uma locadora?
É o facto de os serviços de pós-venda serem efetuados na rede oficial de concessionários e reparadores autorizados BMW e MINI onde se encontram profissionais qualificados e formados para a assistência e manutenção dos veículos das nossas marcas.
Como avaliam o nível de risco dos clientes?
O risco faz parte do negócio e aceitamos com naturalidade que o risco de crédito é inerente à nossa atividade. Comparativamente aos indicadores do mercado, os clientes empresas das marcas BMW e MINI apresentam um perfil de risco baixo.
Qual é a maior dificuldade para vender o produto de renting a uma empresa?
No atual enquadramento fiscal, diria que os limites de tributação autónoma são o principal desafio.
Ainda vê uma ligação afetiva e sentimento de posse por parte dos clientes-empresa?
Acompanhamos a mudança do conceito de posse para o conceito de utilização. De facto, os nossos clientes procuram soluções de mobilidade Premium que não passam muitas vezes pela aquisição de veículos.
Considerando que o tecido empresarial português é constituído na sua maioria por pequenas e médias empresas com realidades fiscais específicas, a BMW Financial Services posiciona-se para ir ao encontro dessas necessidades.
Leasing-cash, 3asy Lease e crédito-balão. Há ainda espaço para outras tipologias de produtos?
Estamos atentos à evolução das expetativas dos nossos clientes e acreditamos que existe espaço para novas tipologias de produtos.
Por outro lado, o crédito-balão é um bom exemplo de um produto tradicional que ainda faz sentido no contexto atual quando um cliente-empresa necessita de deduzir o IVA na totalidade ao adquirir uma viatura elétrica ou híbrida plug-in.
Como antevê os produtos de financiamento no futuro?
Diz-se que o mundo se está a tornar cada vez mais “VUCA: volatile, uncertain, complex, ambiguous” (volátil, incerto, complexo, ambíguo).
Por este motivo, os clientes esperam que os produtos de financiamento apresentem no futuro soluções flexíveis, simples e credíveis. O que corresponde ao lema da BMW Financial Services: “Trust. Care. Easy.”.
A área de seguros é bem recebida pelas empresas? Quais são os produtos mais vendidos?
Muitos dos nossos contratos operacionais e financeiros têm um ou vários seguros associados. O nosso seguro automóvel tem caraterísticas bastante atrativas para as empresas, pois permite fixar os custos durante a vigência do contrato.
Temos ainda o seguro de Proteção ao Crédito e um seguro que cobre a diferença, em caso de perda total, entre o valor em dívida e o valor venal da viatura.
Qual é o maior factor de risco para uma atividade como a da BMW FS?
Um desafio importante é o acompanhamento da evolução dos preços dos veículos usados que acaba por afetar os resultados de venda das viaturas em fim de contrato. Na nossa qualidade de cativa financeira das marcas do BMW Group, estamos bem posicionados para uma gestão eficaz do risco dos valores residuais.
Vê nos clientes-empresa um interesse maior por soluções alternativas de financiamento?
Estamos a identificar um interesse crescente dos clientes para soluções inovadoras, tais como o car-sharing dentro da empresa e aluguer de curta duração. A BMW Financial Services está atenta para se adaptar a essas novas necessidades.
Os interlucutores das empresas estão bem esclarecidos sobre o que é que é financiar uma viatura?
Na BMW Financial Services, temos dado destaque ao investimento na formação à Rede de Concessionários BMW e MINI nos últimos anos, não só em termos de produtos financeiros, mas também nos processos e abordagem aos clientes-empresa.
O que deve ter em mente um responsável de compras de viaturas quando faz um financiamento?
Deverá procurar um parceiro fiável, profissional, focado no cliente com soluções (produtos e serviços) adaptados às suas necessidades.
A mobilidade e a eletrificação das viaturas trazem desafios novos para o financiamento automóvel? Quais?
Para a BMW Financial Services, as futuras soluções de mobilidade e eletrificação das viaturas são encaradas, sobretudo, como novas oportunidades. Para tal, o nosso modelo de negócio deve estar atento às necessidades e mudanças do mercado adequando-se a estas novas realidades.