A TomTom não é apenas marca líder no fornecimento de produtos e serviços de localização e navegação. Complementando esta oferta, a TomTom Telematics é o departamento responsável pelo desenvolvimento de ferramentas destinadas a auxiliar e tornar mais eficiente o desempenho da frota automóvel de uma empresa.
Algumas dessas soluções profissionais permitem gerir, em tempo real, a atitude de um condutor em particular. Ou, com a recolha e tratamento conjunto dos dados individuais, de uma frota inteira.
Objetivo final: reduzir significativamente os custos de mobilidade, através da promoção de uma condução mais eficiente em termos de consumos e menos sujeita a incidentes.
Não esquecendo que qualquer redução de combustível tem tradução direta na diminuição das emissões de CO2, logo na “pegada ecológica” da organização.
O “Active Driver Feedback” é precisamente uma das soluções criada com a intenção de incentivar o condutor a reduzir consumos e praticar uma condução mais segura e eficiente.
O que esta aplicação faz é exibir num equipamento TomTom PRO, observações relativas ao comportamento que o condutor está a ter nesse exato momento.
Os alertas projetados no ecrã previnem o utilizador sobre a importância de adotar um estilo de condução mais seguro e eficiente. E tanto podem surgir durante uma temporada prolongada da viatura ao ralenti, como na sequência de travagens bruscas ou de acelerações excessivas, que são, geralmente, as grandes causadoras de desperdício de combustível.
A adoção de uma postura de condução mais “ecológica” pode representar uma poupança de consumo até 17% em viagens inferiores a 25 km, demonstram estudos comparativos realizados pela TomTom.
E os “lembretes” – chamemos-lhe assim – incluem também notificações relacionadas com ultrapassagens dos limites de velocidade em determinado trajeto.
Análise imediata permite decisões rápidas
Uma vez que o aumento da eficácia da gestão está cada vez mais dependente do conhecimento e tratamento imediato de todos os dados sobre o consumo, bem como de outras informações relativas ao andamento e condução da viatura, foram desenvolvidos dispositivos como o “ecoPlus” (ver caixa), destinados a recolher e transmitir as informações necessárias sobre a viatura e sobre a condução.
O apuramento desses dados vai traduzir o desempenho ecológico e seguro de cada condutor, representado no ecrã através de ícones verdes, amarelos ou vermelhos, consoante a respetiva gravidade.
Com esta visualização simples e imediata torna-se mais rápido interpretar os dados e decidir sobre as medidas a tomar.
É possível ajustar as definições das informações recolhidas de modo a que reflitam preocupações específicas ou atribuir maior peso a cada um dos elementos que é fornecido.
Para ajudar o responsável de frota a tomar decisões rápidas e intervir atempadamente, é elaborado um relatório OptiDrive, que apresenta os valores de excessos de velocidade, ralenti, eventos de condução e consumo de combustível por condutor.
Na conjugação dos diversos cálculos individuais é calculado o valor OptiDrive geral.
Como funciona o “ecoPLUS”?
Para perceber até que ponto uma viatura está a utilizar o combustível da forma mais eficiente possível, a TomTom desenvolveu um pequeno equipamento que se adapta a qualquer automóvel com uma porta OBD-II.
Uma vez ligado a um equipamento de seguimentos de veículos da série “TomTom LINK”, o “TomTom ecoPLUS” transmite todas as informações relevantes sobre a condução e o veículo ao “WEBFLEET”.
Condução tranquila é mais segura
Além de soluções destinadas a avaliar e corrigir o desempenho da condução, outras servem para ajudar o condutor a manter os olhos na estrada e as mãos no volante.
Uma é a aplicação “WORKsmart-Safety”, graças à qual os condutores ficam menos sujeitos a distrações ou situações de stress. Isto porque os novos equipamentos de navegação TomTom PRO incluem tecnologia avançada de indicação de faixa para ajudar a navegar nos cruzamentos mais complicados, software de conversão texto-fala para mensagens e instruções de trabalho faladas e reconhecimento de voz que serve para introdução de endereços.