A TomTom fechou um acordo com a Hubject e com a Eco-Movement para ajudar os gestores de frota e condutores de veículos elétricos a poupar tempo e a diminuir o stress relativamente à autonomia.
Os acordos celebrados com a Hubject e Eco-Movement “enriquecem as soluções que os fabricantes podem propor a empresas com frotas de veículos elétricos”, diz a TomTom.
O EV Suite da TomTom, tal como os APIs de Mapas, recebem assim dados em tempo real da Eco-Movement e da Hubject e garantem, aos condutores de veículos equipados com o serviço de pontos de carregamento, as seguintes informações:
- Localização dos pontos de carregamento
- Tipos de tomadas
- Disponibilidade dos pontos de carregamento
- Velocidade de carregamento
- Horários de funcionamento
- Acessibilidade
Segundo a TomTom, os Pontos de Interesse para Veículos Elétricos (VE) vão “aprimorar ainda mais a experiência de condução de VE com a tecnologia de localização”.
https://fleetmagazine.pt/2020/11/17/tomtom-veiculo-eletrico/
A tecnologia TomTom EV Routing and Range, por exemplo, incorpora um catálogo de fatores que planeia as melhores rotas, prevê a autonomia com precisão e calcula o tempo estimado de chegada ao destino, tendo sempre em consideração indicadores como o nível atual e máximo da bateria, a velocidade de condução, o tipo de estrada e inclinação e informações relativas ao trânsito e aos pontos de carregamento.
Os Pontos de Interesse dos VE são disponibilizados aos programadores através dos APIs dos mapas da TomTom. Os utilizadores podem encontrar esses mesmos Pontos de Interesse através da ferramenta Search API.
Já a Extended Routing API, que oferece Long Distance EV Routing tem em conta todas as possibilidades de carregamento disponíveis ao longo do trajeto.
Os condutores podem ainda encontrar pontos de carregamento para VE na aplicação TomTom Go Navigation, disponível na Google Play, App Store e Huawei AppGallery e no GPS TomTom GO Discover.