Conduziu-se menos em Lisboa durante 2020. É a principal conclusão da décima edição do Traffic Index da TomTom, que diz que no ano passado o nível de congestionamento em Lisboa caiu de 33% para 23% (menos dez pontos percentuais), o que representa uma quebra de 30%.

Durante a grande maioria do ano, o trânsito lisboeta foi muito pouco intenso. Janeiro e fevereiro foram os meses com mais congestionamento, mas o início do confinamento, a meio de março, mudou essa realidade.

O mês de abril chegou mesmo a ser o que registou uma maior queda no volume de tráfego, com o congestionamento médio mensal nas horas de ponta a registar valores 84% menores quando em comparação com 2019.

Na análise feita pela TomTom, entre meados de março e junho, o nível de congestionamento não foi superior a 13%. À medida que as restrições foram sendo levantadas – e setembro foi um mês-chave – o trânsito começou também a aumentar.

Assim, em média, os condutores lisboetas passaram um tempo extra de 13 minutos na hora de ponta da manhã (-35%) e 15 minutos na hora de ponta da tarde (-34%), comparativamente aos 20 e 23 minutos passados em 2019, respetivamente.

Em termos absolutos, o dia mais congestionado de Portugal foi atingido no Porto e em Lisboa, nos dias 30 e 31 de janeiro, respetivamente. O nível de congestionamento atingiu uma média de 59% nestes dois dias.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/17/tomtom-veiculo-eletrico/

Porto destronou Lisboa como a cidade mais congestionada em 2020

Em Portugal, o TomTom Traffic Index considerou Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Funchal como as cinco cidades mais congestionadas em 2020. Todas elas registaram uma diminuição no congestionamento durante o ano da pandemia.

Porto e Lisboa continuam a ser as cidades onde o trânsito é maior – no ranking mundial chegam a estar mesmo acima da média, com as estradas mais congestionadas da Península Ibérica.

Outra das novidades é o facto da cidade Porto ter subido ao primeiro lugar das cidades portuguesas mais congestionadas de 2020. Os níveis de congestionamento médios da invicta subiram aos 24% – valor que não deixa, ainda assim, de representar uma quebra de -23% em relação a 2019 (31%).

O TomTom Traffic Index é um relatório anual que oferece uma análise detalhada do trânsito em 416 cidades de 57 países. São analisados dados provenientes de mais de 600 milhões de veículos conectados por todo o mundo.