A Toyota anuncia o lançamento da plataforma GA-B, com o objetivo de “elevar o design e o desempenho de condução dos seus carros pequenos”.

Assentes na filosofia “Toyota New Global Architecture” (TNGA), as novas plataformas da Toyota são, segundo a marca, uma “mudança na condução, comportamento e estilo” de alguns dos seus modelos.

Por exemplo, a plataforma GA-C, a primeira da marca para carros de médio porte, já está disponível na última geração Prius, no novo crossover C-HR e na mais recente geração do Corolla.

Segundo a marca, a filosofia TNGA é também aplicável a sedans e SUV, com a plataforma GA-K a servir de base para as novas gerações do Camry e RAV4.

“A plataforma apresenta tecnologias (…) que contribuem para elevados níveis de rigidez, mantendo o foco no peso e custo”, diz a marca.

No que diz respeito à posição de condução, o banco do condutor é colocado numa posição mais baixa e mais próxima do centro do carro, o que reduz o centro de gravidade do mesmo.

Posição de condução

A Toyota adianta que a filosofia TNGA posiciona os componentes de forma a simplificar o design do veículo em várias áreas-chave.

Para o construtor japonês, “a nova plataforma GA-B oferece muita modularidade, com uma variedade de comprimentos e distâncias entre eixos, permitindo que os designers e engenheiros criem veículos atraentes de diferentes tamanhos e tipos de carroçaria.”