Chama-se APM (Accessible People Movers), é um veículo elétrico pensado pela Toyota e será produzido em Ovar, na fábrica da Toyota Caetano Power.

Projetado pela marca nipónica para oferecer serviços de última milha, o APM elétrico é um veículo multifunções com uma autonomia de 100 km e velocidade máxima de 20 km/h que permite transportar pessoas com necessidades especiais de acessibilidade.

Assim, e aproveitando a parceria mundial de mobilidade que tem com o Comité Olímpico Internacional (COI) e com o Comité Paralímpico Internacional (IPC), a Toyota marcará presença nos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, onde o APM feito em Portugal transportará pessoas durante os certames.

A produção em série dos APM terá início em fevereiro de 2024.

KINTO Portugal entrega autocarro a hidrogénio em renting a empresa nórdica de transportes públicos

As unidades Toyota APM (cerca de 250) farão parte de uma frota que, na cidade de Paris, já conta com autocarros Caetano Bus com pilha de combustível a hidrogénio, também produzidos pela Toyota Caetano Portugal.

Os APM vão apoiar o transporte de atletas, visitantes e funcionários em diversas instalações, incluindo locais onde serão realizados eventos ou competições, bem como a aldeia olímpica dos atletas. Estes veículos estão também preparados para prestar assistência de emergência.

O APM não é o primeiro veículo 100% elétrico pensado pela Toyota para apoiar a deslocação de pessoas em provas olímpicas. No início de 2021, a marca apresentou o e-Palette.