Terminada a parceria com a Peugeot/Citroën, a Toyota tomou as rédeas da produção e concebeu um novo Aygo radicalmente diferente do conceito anterior.

Para evidenciar a diferença ao nome acrescentou o “X” que deve ser lido com “Cross”.

Assentando sobre uma variante da plataforma do atual Yaris, o novo citadino obedece a tudo aquilo que o condutor habitual deste segmento procura atualmente: uma silhueta mais SUV com linhas diferenciadoras, conectividade e entretenimento a bordo, facilidade de condução e de manobra urbana e eficiência de consumos.

Apesar de ligeiramente maior do que o Aygo anterior, o novo Aygo X continua um carro individualista, que oferece pouco espaço nos lugares traseiros, aos quais se acede através de portas que continuam estreitas.

Beneficiada acabou por ser a capacidade da bagageira, que cresceu cerca de 60 litros, para os atuais 231 litros.

A individualidade e irreverência do Aygo X é cunhada pela forma e tons da carroçaria e também por uma versão exclusiva da fase de lançamento e que será comercializada apenas nos primeiros seis meses: Limited que, como a designação indica, é uma edição limitada com detalhes exclusivos e pneus quase únicos, montados em vistosas jantes de 18 polegadas (175/60 ​​R18 85H).

Os pneus das restantes versões possuem como medida 175/65R17.

O motor utilizado é o pequeno 1.0 de três cilindros a gasolina que já equipava o antecessor e que também existe no Yaris, embora com um pouco mais de potência.

É disponibilizado com caixa manual ou transmissão CVT. A classificação combinada de consumo de combustível WLTP varia de 4,7 a 5,0 l/100 km (transmissão manual) e de 4,9 a 5,2 l/100 km com transmissão S-CVT. Respetivamente emissões CO2 de 107 a 114 g/km e de 110 a 117 g /km.

Aygo mais Cross

A diferença mais evidente é naturalmente a imagem mais crossover e menos citadina da anterior geração.

Comparativamente ao anterior Aygo, o Aygo X cresceu e ficou mais próximo das dimensões do Yaris. Sendo que a diferença mais evidente, os 20 cm a menos no comprimento, colocam as rodas do Aygo X nos extremos da carroçaria, aumentando, por essa via, a capacidade de manobra (raio de viragem de 4,7 metros).

Ainda que no essencial o motor seja o mesmo, com melhorias que visaram a redução de emissões, dinamicamente, o Aygo X Cross ganhou agilidade e parece mais confortável.

A distância ao solo ligeiramente maior (na realidade 11 mm) e a secção dianteira menos inclinada incutem mais volume ao carro e, principalmente, proporcionam um pouco mais de visibilidade durante a condução. Parece também mais estável em velocidade, embora na apresentação não tivesse existido possibilidade de o comprovar.

Marcado pela tecnologia

O Aygo X pode conter algumas da mais recente tecnologia automóvel.

A partir do ecrã central 9 polegadas, torna-se possível aceder ao Toyota Smart Connect para integrar dispositivos móveis ou estabelecer a conexão através de SIM integrado para beneficiar de navegação e alertas à condução.

Já a app para smartphone MyT permite ao condutor acompanhar análises de direção, níveis de combustível, avisos e rastreador de veículos.

No domínio da segurança, o mais recente sistema Toyota Safety Sense emprega uma combinação de sensor de câmara monocular e radar de ondas milimétricas, enquanto o Sistema de Pré-Colisão (PCS) com deteção de veículos passa a operar em velocidades mais elevadas.

O Aygo X estreia também a deteção de pedestres diurna e noturna, deteção diurna de ciclistas, suporte para mitigação de colisões, controle de cruzeiro adaptativo inteligente, assistência de rastreamento de pista e assistência de direção de emergência.

O novo citadino da Toyota pode ainda incluir tecnologias como câmara de visão traseira e sistema de lembrete do banco traseiro.

Preços do Toyota Aygo em Portugal

Além da versão Limited, já referida, existem mais três níveis de equipamento: Play, nível de entrada e com características indicadas para rent-a-car, Pulse e Envy. A versão Pulse é a única a estar disponível com caixa manual ou transmissão automática de variação contínua (CVT).

A versão Limited possui um tejadilho de abrir em lona mais amplo do que o do Aygo anterior.

O Toyota Aygo tem preços a partir de 16.490 euros na versão Play e de 18.520 na versão Pulse com caixa CVT. A versão Limited fica-se nos 20.780 euros.

A diferença média de preço para o Yaris com o mesmo motor situa-se entre os 1.500 e os 2.000 euros.

Com uma renda de 99 euros/mês, a KINTO ONE criou um pacote renting para o Toyota Aygo X, com prazo de 48 meses/60 mil quilómetros, tudo incluido.