A KINTO acaba de revelar uma nova campanha para o Toyota bZ4X exclusive, a versão de entrada do primeiro SUV 100% elétrico da marca japonesa, bem equipada em matéria de ajudas à condução e com jantes de 18 polegadas.
Para um período de 60 meses/50 mil quilómetros, a renda anunciada é de 619 euros, sem IVA, já que este pode ser deduzido por parte das empresas e empresários cuja atividade permita fazê-lo.
Concebido sobre uma nova plataforma dedicada a veículos elétricos, o bZ4X é o primeiro modelo da submarca Toyota bZ, que representa “beyond Zero”. O “4” identifica o segmento e o “X” (cross) a condição de SUV.
Com preços que começam nos 53 mil euros, precisamente para a versão alvo da campanha (logo com os encargos não sujeitos a Tributação Autónoma, só aplicáveis a automóveis de passageiros elétricos com custo de aquisição superior a 62.500 euros, IVA não incluído), as empresas podem ainda realizar a depreciação fiscal total do custo de aquisição do Toyota bZ4X .
Em termos mecânicos, este Toyota elétrica segue uma solução “tradicional” de tração dianteira assegurada por um motor elétrico de 204 cv (150kW), capaz de produzir ate 265 Nm de binário.
É alimentado por uma bateria de iões de lítio de elevada densidade com 71,4 kWh, que lhe permite uma autonomia que poderá estender-se, em condições ideais, até aos 511 km.
Mais realisticamente será de contar algo em torno dos 400 km, podendo ainda contar com a ajuda do “pedal único” para aumentar a eficiência do consumo de energia.
Mas a velocidade de carregamento de até 150 kW permite recuperar 80% da sua carga em cerca de 30 minutos, ou de 20 a 80% da bateria em cerca de uma hora num posto rápido mais habitual de encontrar, de 50 kW.
Todos os níveis de equipamento disponíveis em Portugal – Exclusive, Premium e Lounge – apresentam carregador interno (AC) de 11 kW.
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Independentemente da forma como se apresenta visualmente aos olhos de quem se senta ao volante, o habitáculo e a posição de condução acabam por revelar-se bastante convencionais, o que facilita a integração com o modelo.
Uma única nota a fazer, o pequeno painel atrás do volante tem um modelo de visibilidade sobre o volante e não através da sua parte superior, à semelhança do i-cockpit na Peugeot.
O conjunto de informações prestadas não deixam de evidenciar a sua condição de carro elétrico mas, quer no que se encontra atrás do volante, quer no ecrã táctil, não existe abundante volume de informação relacionada com a condição de carro 100% elétrico. Apenas o essencial.
Uma plataforma modular otimizada quanto à colocação de bateria e restantes órgãos mecânicos, bem com a generosa distância entre eixos (2,85 metros) proporcionam um habitáculo espaçoso e ainda cerca de 450 litros de mala. Tendo esta um espaço suplementar sob o piso para acomodar os cabos de carregamento.
Em matéria de segurança ativa e passiva, o Toyota bZ4X é servido pela terceira geração do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, que introduz os sistemas mais avançados de apoio à condução.
Sendo as condições climatéricas determinantes para o rendimento de um carro elétrico, o sistema de bateria do bZ4X possui um sistema de monitorização da bateria, célula a célula.
Esta solução visa mitigar a degradação da bateria que, pela primeira vez num modelo Toyota, é arrefecida a água. Por isso, espera-se que após 10 anos a bateria mantenha 90% da performance original.
Por isso a Toyota Portugal introduziu uma garantia de 10 anos ou um milhão de quilómetros 70% da capacidade da bateria, mediante revalidação anual da garantia aquando da revisão na marca.
Independentemente disso, está abrangido pela garantia “Toyota Relax” recentemente apresentada, que chega até aos 10 anos ou 200 mil quilómetros.
Garantia que inclui não apenas os modelos novos adquiridos após a entrada em vigor da garantia, como todos aqueles com menos de dez anos adquiridos anteriormente e que tenham realizado operações de manutenção na marca.
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