O Toyota bZ4X é o primeiro SUV 100% elétrico da marca japonesa.
Sendo também o primeiro modelo concebido sobre uma nova plataforma dedicada a veículos elétricos, nada tem a ver com o Lexus UX 300e, desenvolvido a partir da base das versões híbridas.
O Lexus servido pela mesma base deste carro da Toyota é o RZ 450e.
O bZ4X é igualmente o primeiro modelo da submarca Toyota bZ, que representa “beyond Zero”. O “4” identifica o segmento e o “X” (cross) a condição de SUV.
Preços e mecânica do Toyota bZ4X
O Toyota bZ4X apresenta preços de tabela que começam nos 53 mil euros para a versão Exclusive. IVA incluído.
Esta é a tabela de preços à altura da apresentação do modelo em Portugal:
Além da dedução do custo de aquisição por parte das empresas que o adquirirem, os preços aqui apresentados permitem que qualquer das versões não tenha os encargos com a mesma sujeitos a Tributação Autónoma.
Pode ainda realizar-se a depreciação fiscal total do respetivo custo de aquisição.
A pensar nas empresas, a Kinto também desenhou uma solução com renda de 710 euros mais IVA, para um financiamento renting durante 48 meses/80.000 km.
Em termos mecânicos, o bZ4X tem a tração dianteira assegurada por um motor elétrico de 204 cv (150kW), capaz de produzir ate 265 Nm de binário.
Este motor é alimentado por uma bateria de iões de lítio de elevada densidade com 71,4 kWh, capacidade que lhe proporciona uma autonomia que poderá estender-se até aos 511 km.
Além de futuros modelos da Toyota, esta base é utilizada para versão que conta com mais um motor sobre o eixo traseiro, com potência e binário combinados de 217,5 cv e 336 Nm, respetivamente.
Esta mesma solução é a que oferece o Lexus RZ 450e. Atendendo à dimensão e características do mercado português, talvez não faça sentido a Toyota vir a disponibilizá-la em Portugal.
Com velocidade de carregamento de até 150 kW através de ficha CCS2, a bateria pode recuperar 80% da sua carga em cerca de 30 minutos.
Todos os níveis de equipamento disponíveis em Portugal – Exclusive, Premium e Lounge – apresentam carregador interno (AC) de 11 kW.
Para aumentar a eficiência, o bZ4X oferece a opção de “condução com pedal único”, que permite aumentar as habituais possibilidades de regenerar energia.
Interior amplo e uma visão futurista de volante
Ao lado da impressão maior e mais estadista do Lexus RZ 450e, o SUV da Toyota parece querer apresentar-se com um posicionamento mais “convencional”, sobretudo no habitáculo e na posição de condução.
Não deixa por isso de evidenciar a sua condição de carro elétrico, através do conjunto de informações que disponibiliza, ou de seguir a tendência de oferecer uma consola central dominada por um volumoso ecrã táctil.
Mais modesto em termos de dimensões, o painel atrás do volante tem um modelo de visibilidade sobre o volante e não através da sua parte superior, à semelhança do i-cockpit na Peugeot.
A plataforma modular e-TNGA, otimizada em termos de colocação de bateria e motores, bem com a generosa distância entre eixos (2,85 metros) proporcionam um habitáculo espaçoso e ainda cerca de 450 litros de mala. Tendo esta um espaço suplementar sob o piso para acomodar os cabos de carregamento.
Tal como o Lexus RZ 450e, o Toyota bZ4X poderá dispor de um sistema de condução “One Motion Grip”, que dispensa uma ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras.
De acordo com a Toyota, este sistema eletrónico “by-wire” permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz, sendo o volante tradicional substituído pelo “One Motion Grip-control”.
Esta solução traz como vantagens menos necessidade de rotação do “volante” ao curvar e mais espaço para as pernas do condutor, além de que a ausência de ligação mecânica impede a vibração habitual proveniente das rodas.
Em matéria de segurança ativa e passiva, o Toyota bZ4X é servido pela terceira geração do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, que introduz os sistemas mais avançados de apoio à condução.
Bateria com garantia para um milhão de quilómetros
Sendo as condições climatéricas determinantes para o rendimento de um carro elétrico, o sistema de bateria do bZ4X possui um sistema de monitorização da bateria, célula a célula.
Esta solução visa mitigar a degradação da bateria que, pela primeira vez num modelo Toyota, é arrefecida a água. Por isso, espera-se que após 10 anos a bateria mantenha 90% da performance original.
Por isso a Toyota Portugal introduziu uma garantia de 10 anos ou um milhão de quilómetros 70% da capacidade da bateria, mediante revalidação anual da garantia aquando da revisão na marca.