Chama-se bZ4X e é o primeiro Toyota com plataforma dedicada para veículos elétricos a bateria (BEV).

O bZ4X insere-se na família bZ – beyond Zero proposta pela marca japonesa e fará a sua estreia no início de dezembro. As pré-encomendas abrem nessa altura.

Trata-se de um SUV que tanto será disponibilizado com tração dianteira ou às quatro rodas (com motores elétricos em cada eixo) e que se apresenta com uma autonomia de mais de 450 km.

Uma das grandes novidades é o teto com painel solar, que ajudará a carregar a bateria enquanto o bZ4X é conduzido ou mesmo enquanto estacionado.

O lado de fora do bZ4X

Elétrico dedicado

A nova plataforma BEV baseada na filosofia e-TNGA (Toyota New Global Arquitecture) poderá, diz a Toyota, vir a ser utilizada em futuros modelos bZ e está projetada para produção em série.

Uma das grandes novidades desta plataforma reside na unidade de módulos de bateria, compacta e fina.

Localizada debaixo do piso do veículo e parte integrante do chassis, ajuda o bZ4X a atingir um centro de gravidade mais baixo e um maior equilíbrio e rigidez torcional.

Com uma distância entre eixos que a Toyota diz ser “referencial no segmento” e uma distância de um metro entre os pontos de anca do passageiro dianteiro e traseiro, o bZ4X apresenta uma bagageira com fundo ajustável e que vai até aos 452 litros com os bancos na sua posição normal.

Coração elétrico do bZ4X

Na versão de tração dianteira, o bZ4X move-se graças a um motor elétrico de alto rendimento com 150 kW (204 cv) e 265 Nm de binário, estando a velocidade máxima limitada a 160 km/h.

A variante de tração às quatro rodas – que não estará disponível por altura do lançamento em Portugal – terá uma potência de 217 cv e produzirá um binário de 336 Nm. Regista a mesma velocidade que o modelo de tração dianteira.

Quanto à bateria de iões de lítio que equipa o bZ4X, terá uma capacidade de 71,4 kWh. A autonomia anunciada pela marca, embora ainda careça de homologação final, é de 450 km em ciclo WLTP.

Quanto à durabilidade do conjunto de baterias, a Toyota espera apenas uma “redução marginal” no seu desempenho (apenas 10%) em dez anos de condução ou 240 mil km – o que ocorrer primeiro.

Equipado com um sistema de aquecimento, incluindo uma bomba de calor, a bateria pode ser carregada rapidamente sem comprometer a segurança ou a sua vida útil: 30 minutos para 80% da carga num posto de 150 kW de potência.

Sistema de condução “by-wire”

O bZ4X vai ser o primeiro carro de produção da Toyota com o sistema de condução “by-wire” – “One Motion Grip” a ser introduzido na Europa (posteriormente).

Este sistema eletrónico dispensa a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras e permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz.

Isto traduz-se na possibilidade que o bZ4X terá em virar com menor rotação do volante, melhorando a habitabilidade a bordo e a liberdade de posição de condução, bem como a facilidade de entrada e saída.

Para utilizar este sistema, o volante tradicional é substituído pelo One Motion Grip-control.

One Motion Grip-control

Toyota Safety Sense

A terceira geração do sistema de auxílio à condução da Toyota equipará o bZ4X e, segundo a marca, vai mitigar maiores situações de risco de acidentes.

A Toyota trabalhou ativamente na expansão do alcance de deteção do radar de ondas milimétricas e da câmara monocular. Cada função foi melhorada, e a marca garante que o Sistema de Pré-Colisão vai reconhecer veículos que se aproximam em cruzamentos, suprimir a aceleração a baixa velocidade e assistir à travagem de emergência.

Interior do bZ4X