A ofensiva de veículo elétricos a bateria da Toyota continua, agora com o anúncio de uma variante 100% elétrica para o SUV-coupé C-HR. A versão zero emissões do carro que revolucionou a estética da marca nipónica vai chamar-se C-HR+ e deverá chegar a Portugal a partir do final do primeiro trimestre de 2026.

c-hr+

Ainda que seja inspirado no C-HR, o C-HR+ é um modelo totalmente novo e “inequivocamente único por direito próprio”, diz o fabricante.

Construído tendo por base a filosofia de veículo elétrico a bateria e-TNGA da Toyota, o C-HR+ tem um comprimento total de 4,52 metros e uma distância entre eixos de 2,75 metros, o que ajuda a garantir o espaço a bordo que os clientes deste tipo de propostas procuram. A título de exemplo, há uma distância de 900 mm entre a frente a traseira e um espaço de carga – na bagageira – de 416 litros.

Sobre as características técnicas, sabe-se que o C-HR+ irá oferecer duas opções mecânicas diferentes:

  • Bateria de 57,7 kWh, tração dianteira (FWD) com 167 cv
  • Bateria de 77 kWh, tração integral (AWD) com 224 cv

A autonomia prevista para este modelo, embora ainda pendente de homologação, deverá situar-se na ordem dos 600 km.

O C-HR+ conta com um carregador de bordo de 11 kW de série, sendo que a versão mais equipada conta com uma unidade de 22 kW.

Relativamente ao carregamento rápido em DC, a Toyota afirma que pode atingir velocidades até 150 kW.

No capítulo da segurança, todas as versões do C-HR+ incluem os sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor Toyota Safety Sense.

De série são fornecidas várias funcionalidades, como por exemplo o Monitor de Ângulo Morto, Luzes de Máximos Adaptativas e Travagem de Apoio ao Estacionamento através de sensores de estacionamento inteligentes. Na versão mais equipada, o C-HR+ recebe Assistente de Ajuda ao Estacionamento e Monitor de Visão Panorâmica.

Para aceder a todas as funções do veículo, o condutor tem na sua linha de visão um ecrã multimedia de 14 polegadas (de série em todas as versões), onde pode consultar ,por exemplo, o sistema de navegação, que inclui uma rota específica para carros elétricos e calcula as rotas com opções dos postos de carregamento mais convenientes.

Recorrendo à app MyToyota, os proprietários deste elétrico podem monitorizar e gerir os principais aspetos do seu carro elétrico, como por exemplo o estado de carregamento, o tempo de carregamento, a autonomia e os dados de utilização.

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A Toyota assegura que a bateria manterá um mínimo de 70% da sua capacidade original até dez anos ou um milhão de quilómetros percorridos (desde que sujeito a uma verificação anual do estado da bateria).

A Toyota disponibilizou um formulário de subscrição para os potenciais clientes que queiram ir acompanhando as principais novidades deste modelo.