O “C” da designação reflete a ambição do importador afirmar este novo modelo como uma alternativa as clientes do segmento C, oferecendo-lhes para tal uma linha de design distinta e fortemente personalizada, envolvida num conceito único capaz de agradar aos clientes mais exigentes e que gostam de ser diferentes.
Esta foi, em suma, a apresentação feita pela Toyota Portugal de um crossover (a verdadeira razão do “C“) comparado a um diamante para cavalheiros, perdão “cavaleiros” distintos, os High Rider que justificam a discutida designação deste carro.
E o que ele é? No essencial, um carro a meio caminho entre o aspeto de um coupé mais alto e um SUV mais rebaixado. E da mescla dos dois conceitos surgiu então um conjunto com 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,56 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,64 metros, construído sobre a nova plataforma modular Toyota TNGA (a mesma do Prius e de futuros modelos do grupo), mas com uma posição de condução 12 cm mais elevada do que a do Prius.
Já à venda por pouco menos de 23 mil euros, com o motor 1.2 turbo a gasolina de 116 cv e caixa manual de 6 velocidades (consumo combinado de 5,9 a 6,0 l/100 km e emissões CO2 de 135 ou 136 g/km), a Toyota Portugal prevê, contudo, que 90% do mix de vendas venha a concentrar-se na solução híbrida baseada no sistema do Prius, com 122 cv e que é comercializada a partir de 29 mil euros.
Com motor a gasolina 1.8 associado às 2 unidades elétricas, o Toyota C-HR 1.8 HSD anuncia um consumo combinado de 3,8 a 3,9 l/100 km e emissões CO2 de 86 ou 87 g/km.
Não existirá nenhuma versão com motor a gasóleo, mas é de prever que possa vir a surgir um híbrido Plug-in, tal como na nova geração Prius.
Pretendendo ser um carro capaz de oferecer uma condução muito sensorial, o Toyota C-HR, salvaguardadas as devidas diferenças de posicionamento, assemelha-se bastante ao Prius neste aspeto, já que o sistema híbrido é idêntico. É por isso prático e muito ágil em cidade, devido à suavidade e ao silêncio com que se move, excepto quando o motor de combustão carrega as baterias.
Com 377 litros de capacidade de mala e lugares traseiros bons em termos de espaço para as pernas mas pouco indicados para quem gosta de ter ampla visibilidade para o exterior (o design foi privilegiado em detrimento da dimensão das janelas e até do acesso), o C-HR é disponibilizado em 3 níveis de acabamento que, complementados, resultam em 5: Active, Comfort, Comfort + Pack Style, Exclusive, Exclusive + Pack Luxury.
Preços para Portugal do Toyota C-HR
Com motor 1.2T:
– Active… 23.650 euros
– Comfort… 26.050 euros
– Comfort + Pack Style… 27.550 euros
Com motor 1.8 HSD
– Comfort… 28.350 euros
– Comfort + Pack Style… 29.850 euros
– Exclusive… 31.350 euros
– Exclusive + Pack Luxury… 33.350 euros
+ Pintura metalizada… 470 euros
+ Pintura metalizada especial… 690 euros