A nova geração Toyota Corolla traz duas novidades: vai ocupar também o lugar até aqui do Auris e, sem oferta diesel, traz duas motorizações híbridas para satisfazer as novas tendências do mercado.

Vem com três tipos de carroçaria: sedan, hatchback e carrinha (Corolla Touring Sports), que assentam sobre a nova plataforma TNGA, a mesma do Toyota Prius.

A carroçaria de 5 portas tem 4,37 metros de comprimento por 1,79 metros de largura, ligeiramente mais do que o anterior Auris, assim como uma maior distância entre eixos (2,64 metros).

Quanto a motores há que contar com duas mecânicas híbridas -1.8L de 122 cv e 2.0L com 180 cv, embora também esteja prevista a oferta de motores mais peqquenos e exclusivamente a gasolina.

O Toyota Corolla 1.8L Hybrid combina um motor a gasolina de 98 cv com um elétrico de 72 cv, com bateria de iões de lítio. Tem um consumo ainda não homologado de 3,4 l e emissões CO2 de 76 g/km.

Quanto à versão 2.0L Hybrid, o motor a gasolina de 152 cv aliado à unidade elétrica garantem-lhe uns impressionantes 180 cv. Com bateria de baterias de hidretos metálicos níquel (NiMH) de maior dimensão e capacidade e vários modos desportivos à disposição, ainda assim, os consumos e emissões ainda não homologados não sobem muito: 3,8 l e 86g/CO2 respetivamente.

Por causa da bateria, a capacidade da mala do Hatchback de 5 portas varia entre estas duas mecânicas: 361 litros no caso da versão 1.8L Hybrid ou 313 litros no motor mais potente.

Equipamento de segurança

Além de um evoluído sistema de info-entretenimento, a nova geração Corolla conta de série com o TSS 2.0, a segunda geração do Toyota Safety Sense, que adiciona novas tecnologias e recursos de segurança ativa, entre as quais:

  • Sistema de pré-colisão com detecção de peões com capacidade para detectar um veículo ou pedestre, agora também à noite, ou ciclista; avisos sonoros e visuais ou travagem automática para evitar a colisão;
  • Controle de cruzeiro ativo com manutenção na faixa de rodagem;
  • Controlo de iluminação ativo, por exemplo.