A Toyota renovou a gama Corolla.

Com um design renovado, os novos Corolla chegam à Europa no primeiro trimestre de 2023 e contam com a quinta geração do sistema híbrido da Toyota (mais potente e com um melhor desempenho do que a anterior geração).

São já 12 gerações de Toyota Corolla. Desde 1996 que um dos best-sellers da marca japonesa roda nas estradas de todo o mundo, tendo já atingido um volume de vendas superior a 50 milhões de unidades.

Mas afinal, o que muda no novo Toyota Corolla?

Relativamente à anterior geração, as principais e mais significativas alterações foram realizadas ao nível das motorizações e da eletrónica.

Exemplo disso são, por exemplo, a introdução de uma experiência digital do utilizador atualizada e a gama alargada de sistemas de segurança e assistência Toyota T-Mate.

Na gama Corolla, a Toyota prepara-se para oferecer quatro versões:

  • Hatchback
  • Touring Sport
  • Sedan
  • SUV (Corolla Cross)

Design renovado

Padrão da grelha frontal redesenhado com novas luzes de nevoeiro, jantes de liga leve e algumas versões com novos faróis bi-LED. As versões topo de gama contam com um sistema de luzes de máximos adaptativos.

Lá dentro, o ambiente foi modernizado e o cockpit conta com novos ecrãs, acabamentos e padrões.

Tudo isto para conferir ao novo Corolla “um toque contemporâneo e elegante”, diz a Toyota.

toyota corolla

O ecrã multimédia de 10,5 plegadas apresenta gráficos de alta definição e tem um tratamento anti-brilho, o que assegura uma leitura ideal em todas as condições de iluminação interior.

Consoante a versão de equipamento (neste caso, a partir da versão Comfort), o painel de instrumentos do condutor é um ecrã digital multi-informação de 12,3 polegadas que pode ser personalizado de acordo com as preferências do condutor.

Há também um assistente de voz a bordo, que reconhece os pedidos e solicitações para controlo de funções do sistema multimédia ou do veículo.

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Toyota Corolla mantém-se 100% híbrido

A dar força ao motor do Corolla está a quinta geração do sistema híbrido da Toyota.

Tal como no atual modelo, estão disponíveis duas opções de motorização híbrida 1.8 e 2.0 litros.

De acordo com a Toyota, ambos os conjuntos beneficiam de alterações significativas no motor e sistema elétrico, o que contribui para uma melhoria da experiência de condução e para uma redução das emissões de CO2 face à anterior geração (dependendo do grupo motopropulsor).

A bateria de iões de lítio é mais potente, mais pequena e mais leve do que a que constava na anterior geração do sistema híbrido, tal como a unidade de controlo de potência e a caixa híbrida, que foram redesenhadas.

Assim, para os dois conjuntos, a Toyota revela os seguintes números:

  • 1.8 litros: 140 cv e emissões de CO2 de 102 g/km
  • 2.0 litros: 196 cv e emissões de CO2 de 107 g/km (uma redução de 3 g/km relativamente à anterior geração)

Segurança e assistência ao condutor

Equipado com o Toyota T-Mate, o novo Corolla combina o conjunto de sistemas Toyota Safety Sense de última geração com outros sistemas de assistência à condução e ao estacionamento.

Destes sistemas, destaque, por exemplo, para:

  • Supressão de aceleração
  • Apoio para evitar colisões num cruzamento
  • Assistência à direção em caso de emergência
  • Prevenção de colisões laterais
  • Redução da velocidade em curva

Com atualizações de software previstas durante toda a vida útil do veículo, o sistema Toyota T-Mate inclui ainda sistema de assistência à saída da faixa de rodagem.

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