A Toyota renovou a gama Corolla.
Com um design renovado, os novos Corolla chegam à Europa no primeiro trimestre de 2023 e contam com a quinta geração do sistema híbrido da Toyota (mais potente e com um melhor desempenho do que a anterior geração).
São já 12 gerações de Toyota Corolla. Desde 1996 que um dos best-sellers da marca japonesa roda nas estradas de todo o mundo, tendo já atingido um volume de vendas superior a 50 milhões de unidades.
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Mas afinal, o que muda no novo Toyota Corolla?
Relativamente à anterior geração, as principais e mais significativas alterações foram realizadas ao nível das motorizações e da eletrónica.
Exemplo disso são, por exemplo, a introdução de uma experiência digital do utilizador atualizada e a gama alargada de sistemas de segurança e assistência Toyota T-Mate.
Na gama Corolla, a Toyota prepara-se para oferecer quatro versões:
- Hatchback
- Touring Sport
- Sedan
- SUV (Corolla Cross)
Design renovado
Padrão da grelha frontal redesenhado com novas luzes de nevoeiro, jantes de liga leve e algumas versões com novos faróis bi-LED. As versões topo de gama contam com um sistema de luzes de máximos adaptativos.
Lá dentro, o ambiente foi modernizado e o cockpit conta com novos ecrãs, acabamentos e padrões.
Tudo isto para conferir ao novo Corolla “um toque contemporâneo e elegante”, diz a Toyota.
O ecrã multimédia de 10,5 plegadas apresenta gráficos de alta definição e tem um tratamento anti-brilho, o que assegura uma leitura ideal em todas as condições de iluminação interior.
Consoante a versão de equipamento (neste caso, a partir da versão Comfort), o painel de instrumentos do condutor é um ecrã digital multi-informação de 12,3 polegadas que pode ser personalizado de acordo com as preferências do condutor.
Há também um assistente de voz a bordo, que reconhece os pedidos e solicitações para controlo de funções do sistema multimédia ou do veículo.
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Toyota Corolla mantém-se 100% híbrido
A dar força ao motor do Corolla está a quinta geração do sistema híbrido da Toyota.
Tal como no atual modelo, estão disponíveis duas opções de motorização híbrida 1.8 e 2.0 litros.
De acordo com a Toyota, ambos os conjuntos beneficiam de alterações significativas no motor e sistema elétrico, o que contribui para uma melhoria da experiência de condução e para uma redução das emissões de CO2 face à anterior geração (dependendo do grupo motopropulsor).
A bateria de iões de lítio é mais potente, mais pequena e mais leve do que a que constava na anterior geração do sistema híbrido, tal como a unidade de controlo de potência e a caixa híbrida, que foram redesenhadas.
Assim, para os dois conjuntos, a Toyota revela os seguintes números:
- 1.8 litros: 140 cv e emissões de CO2 de 102 g/km
- 2.0 litros: 196 cv e emissões de CO2 de 107 g/km (uma redução de 3 g/km relativamente à anterior geração)
Segurança e assistência ao condutor
Equipado com o Toyota T-Mate, o novo Corolla combina o conjunto de sistemas Toyota Safety Sense de última geração com outros sistemas de assistência à condução e ao estacionamento.
Destes sistemas, destaque, por exemplo, para:
- Supressão de aceleração
- Apoio para evitar colisões num cruzamento
- Assistência à direção em caso de emergência
- Prevenção de colisões laterais
- Redução da velocidade em curva
Com atualizações de software previstas durante toda a vida útil do veículo, o sistema Toyota T-Mate inclui ainda sistema de assistência à saída da faixa de rodagem.