A Toyota tem uma gama de híbridos que serve os segmentos mais procurados pelas empresas e uma tradição neste mercado que atesta da qualidade dos seus produtos e da gestão desta tecnologia. Eis o que a marca tem para oferecer:
Conteúdo deste artigo
1. Fiscalidade
As viaturas híbridas e Plug-in beneficiam de uma série de vantagens fiscais destinadas às empresas, embora as Plug-in híbridas saiam favorecidas.
Híbrido | Plug-in híbrido | |
Dedução de IVA | Não deduz | 100% |
ISV | 60% | 25% |
Tributação Autónoma | 10%/27,5%/35% | 5%/10%/17,5% |
2. Consumos & emissões
Desde o novo Prius com consumos combinados de 3,0 l/100 km ao recente RAV4, com 4,9 l/100km anunciados, os híbridos são carros tão poupados como outras ofertas do seu segmento. Nas emissões, a diferença é maior. O Prius emite apenas 70 g/km de CO2, um valor totalmente imbatível em comparação a motorizações diesel do mesmo segmento.
3. Custos de utilização
Os custos de utilização de viatura híbridas são mais baixos do que nos tradicionais motores de combustão interna. Componentes como o motor de arranque, o alternador ou a caixa de velocidades não existem, bem como a correia de distribuição ou outras, no caso do Plug-in hybrid. Os pneus desgastam também menos, devido a alta pressão e as pastilhas de travão podem percorrer mais de 100 mil km, devido à travagem regenerativa.
Para além da garantia geral oferecida pela marca de 5 anos ou 160.00km, todos os modelos Toyota híbridos vendidos em Portugal incluem a cobertura da bateria do sistema híbrido que pode ser renovada anualmente, de forma gratuita, até ao 10º ano de vida do veículo, se cumprido o plano de manutenção oficial num concessionário da marca ou reparador autorizado.
4. Toyota Business Plus
As empresas têm um consultor comercial para ajudar a ver que necessidades podem ser suprimidas através da oferta da marca. Com ferramentas para que possam ser analisados os custos totais de utilização, o empenho da Toyota é para que se conheçam os custos reais de cada frota. Por outro lado, a marca tem consciência de que se tem que trabalhar já por um futuro sustentável, tendo a gama híbrida um papel fundamental.
5. Exemplos & tradição
A Toyota é a marca mais antiga com carros híbridos – o Prius está a fazer quase 20 anos, sendo claramente um ícone desta tecnologia. É isso que faz com que cerca de 1.000 empresas tenham já híbridos Toyota na sua frota, de onde se destacam os municípios das principais áreas metropolitanas. A nível mundial, existem já mais de oito milhões de unidades equipadas com esta tecnologia.
6. Gama
A gama de híbridos da Toyota cobre os segmentos mais procurados pelas empresas para as viaturas dos seus colaboradores. Desde o Yaris até ao RAV4, são várias as opções de escolha com tecnologia híbrida. O Prius, cuja nova geração foi lançada recentemente, tem mesmo duas versões de carroçaria e duas versões de tecnologia (híbrido e híbrido Plug-in). E, no final do ano a marca vai entrar no mercado Crossover, com o C-HR, uma oferta híbrida única no importante segmento C.
7. Futuro
A Toyota está empenhada em contribuir com viaturas de propulsões que sejam mais amigas do ambiente. Os híbridos, ou mesmo os híbridos Plug-in, todos eles já com provas dadas, são apenas uma parte do compromisso da marca. A tecnologia híbrida serve ainda de base para novos meios de mobilidade como os veículos a pilha de combustível. Em 2015 lançou o Toyota Mirai – o primeiro sedan movido a hidrogénio de produção em série do mundo.