Toyota HiluxA Toyota Hilux é, há 3 anos, o modelo pick-up mais vendido em Portugal e uma parte significativa do seu mercado é profissional.

Em 2015 foi o 8.º comercial ligeiro mais vendido em Portugal, com 851 unidades, prevendo o importador atingir as 900 matrículas no final deste ano.

Entre 350 a 400 desses novos registos deverão pertencer à nova geração, cuja comercialização arranca em julho de 2016 nas versões 4×4.

A oitava geração tem algumas características distintivas que vão ajudar a reforçar a liderança europeia na categoria: maior rigidez torcional, uma caixa de carga maior, novo motor Euro6 mais eficiente, maior altura ao solo e suspensão reforçada que permitem à Hilux melhores capacidades de carga e de todo-o-terreno e ainda um interior mais refinado, melhor insonorização e maior disponibilidade de equipamento, que concorrem para tornar mais confortável e segura a condução dentro e fora do alcatrão.

Toyota HiluxOs modelos 4×2, disponíveis apenas a partir de dezembro após o fim da comercialização dos motores Euro5, vão ter preços a partir dos 25 mil euros.

Quanto às Toyota Hilux com tração integral, os preços arrancam nos 27.200 euros para as versões chassi de cabine simples, custando mais mil euros as de cabine dupla com 3 lugares.

Fora estes modelos de trabalho, a versão de lazer mais desejada é a “Tracker” com uma luxuosa cabine dupla de 5 lugares e caixa de carga metálica revestida.

O preço de venda da Toyota Hilux Tracker é de 39.750 euros com caixa manual de 6 velocidades.

A seguir, de forma mais detalhada, a análise a cada uma das novidades da Toyota Hilux MY 2016, impressões de condução e tabela completa de preços.

Robustez reforçada

Toyota HiluxCom chassis 20% mais forte e uma proteção do motor substancialmente reforçada, a Toyota Hilux de 2016 tem também um maior curso da suspensão e uma altura ao solo mínima ao solo que oscila entre os 27,7 cm e os 29,3 cm.

Estas características permitiram reposicionar os componentes elétricos numa posição mais elevada e abrigada, assim como melhorar os ângulos de ataque (31º) e de saída (26º).

O chassis de longarinas reforçadas abriga suspensão dianteira independente de triângulo duplo com conjunto mola amortecer. A traseira mantém o eixo rígido com molas de lâmina, a solução mais robusta e eficaz para um modelo com características de carga elevadas.

A caixa metálica mais larga e solida, com abertura traseira mais prática, contribui para o aumento da capacidade de carga, que pode chegar aos 1180 kg nas versões chassis e cabine simples.

A capacidade de reboque varia entre os 750 kg (sem reboque) e os 3200 kg.

Motor Euro 6, 30% mais rápido

Toyota HiluxA necessidade de cumprimento das normas Euro6 levou à introdução de um novo motor 2.4D-4D.

Com 150 cv às 3400 rpm e um binário máximo de 400 Nm, disponível entre as 1600 e as 2000 rpm, este motor vem acoplado a uma caixa de 6 velocidades.

Significa isto um acréscimo de 15% de binário, que chega ainda 600 rpm mais cedo.

Com modo “Eco”, mais poupado e indicado para condução em cidade ou no modo “Power”, com este motor, a Hilux tem emissões máximas de 211 g/CO2, para um consumo combinado que varia entre os 6,8 e os 8 litros.

Este novo motor de 4 cilindros, com 16 válvulas e 2 árvores de cames, é equipado com um turbocompressor de geometria variável com intercooler.

As versões de 2 rodas motrizes estão acopladas a transmissões manuais de seis velocidades. Com tração integral pode também dispor de transmissão automática de 6 velocidades.

A eficiência na utilização de combustível do novo motor melhorou 9% face à unidade que substitui. Dispõe de função stop/start e recorre ao AdBlue para estar de acordo com as regras do Euro6.

Design e equipamento em prol do conforto

Toyota HiluxSe o nome “Hilux” deriva da contração da expressão, em inglês, que significa “Grande Luxo”, a oitava geração da pick-up da Toyota eleva esta ideia a um novo patamar.

Enquanto veículo multifacetado do trabalho a funções de lazer, a Hilux alia características de design aerodinâmico que melhoram o conforto acústico e contribuem para a redução do consumo.

Exteriormente são de destacar alguns pontos como a melhoria do acesso e funcionalidade da abertura da caixa de carga, assim como ao habitáculo do modelo de 4 portas (cabine dupla).

Nesta versão de cabine dupla com 5 lugares, a nova Toyota Hilux apresenta mais espaço nos lugares traseiros e um banco mais largo e confortável.

À frente, além da melhoria da posição de condução auxiliada pela possibilidade de ajuste do volante em altura e em profundidade, o destaque principal vai para um tablier desenhado para ser capaz de oferecer a funcionalidade de um veículo com características mais familiares.

Toyota HiluxAs características mais distintivas são o ecrã táctil de 7’’ capaz de controlar algumas funções do veículo, bem como o painel de instrumentos desportivo e mais informativo na sua parte central.

Nota final para a possibilidade de inclusão de bastante equipamento de conforto e segurança, bem como ajudas à condução.

São os casos do sistema pré-colisão, do alerta de mudança de faixa de rodagem, do reconhecimento de sinais de trânsito, do controlo de assistência em subida, do controlo de assistência em descida, do controlo de estabilidade para reboques e do controlo de tração ativo, de série ou em opção consoante o nível de equipamento.

Preços da Toyota Hylux MY 2016

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