2017 traz grandes expetativas para a Toyota e Lexus em Portugal: um banco próprio, o primeiro ano completo de comercialização da PROACE e os novos Toyota C-HR e Prius Plug-in
A crescer nos ligeiros de passageiros mas a perder terreno nos comerciais com o fim da comercialização da Dyna, a Toyota tem desenvolvido um trabalho intenso para assegurar que os veículos híbridos também são viáveis para as empresas.
Conta com reforços de peso: nos híbridos quando chegar a versão plug-in da atual geração Prius -, enquanto nos comerciais, a promoção das novas Hilux e PROACE deverão ajudar a reverter os resultados de 2016.
Será o princípio de um novo ciclo que começa no início de 2017 com a chegada de uma financeira cativa para servir as duas marcas.
”A partir de 1 de Fevereiro de 2017, a ‘Toyota Financial Services Portugal’, assim como a ‘Lexus Financial Services Portugal’, vão apoiar formalmente o negócio Toyota e Lexus em Portugal”, certifica Victor Marques, relações públicas da Toyota e da Lexus, marca premium que está também a querer conquistar espaço nas empresas.
A outra aposta, já referenciada, será o ano completo de comercialização da nova geração PROACE.
“Temos condições para ir ao encontro de uma maior fatia do mercado. Esta nova geração nasce com base na experiência adquirida com a primeira PROACE (que substituiu a Hiace em 2013), e promete ser o parceiro ideal para qualquer negócio com três diferentes comprimentos de carroçaria”.
A novidade, assevera o RP da marca em Portugal, ”vai ser a PROACE VERSO, que permite transportar até 9 adultos em total conforto, oferecendo ainda amplo espaço para bagagens.”
Relativamente à nova Toyota Hilux “temos sido líderes e esperamos continuar a sê-lo com esta geração, mais recente, mais robusta do que nunca e com custos de utilização mais baixos do que a geração anterior”.
Já no que se refere aos ligeiros de passageiros, Victor Marques destaca a importância no novo crossover – Toyota C-HR -, porque permite à Toyota reforçar a posição num segmento em franco crescimento.
Mas também do novo Prius Plug-in, que vai poder beneficiar dos benefícios previstos no Orçamento de Estado de 2017.
”Teremos, já no final deste ano, o novo crossover Toyota C-HR que, juntamente com o Auris, vão continuar a nossa forte aposta no segmento C e nos híbridos. Para além destes, em 2017, teremos a nova geração do novo Prius Plug-in. O Prius Plug-in foi pioneiro em 2012 e representa o melhor de dois mundos, sendo que esta 2ª geração conta com o dobro da autonomia elétrica e uma superior eficiência da motorização híbrida.
Híbridos com bateria garantida 10 anos
“Há cada vez mais apetência para soluções híbridas nos modelos de passageiros”
Em 2015, 60% das vendas da Toyota foram dirigidas a profissionais, crescendo 3% face ao ano anterior.
Este ano espera repetir esta distribuição do mercado, apesar da queda das vendas dos modelos comerciais, devido principalmente do fim da comercialização do modelo Dyna por questões ambientais.
Victor Marques reconhece que o “comportamento do mercado nacional, entre venda a empresas e venda a particulares, tem-se alterado nos últimos anos”, com as primeiras a conquistarem espaço aos consumidores individuais.
No que toca aos clientes profissionais, Victor Marques reafirma que há cada vez mais apetência para soluções híbridas nos modelos de passageiros, mantendo-se a procura de motorizações mais convencionais nos comerciais.
O principal ativo da marca japonesa é a confiança que os clientes depositam na “qualidade, fiabilidade e durabilidade dos produtos, bem como nos baixos custos de utilização que a marca oferece”, assegura.
“A Toyota conta com uma imagem forte, tendo sido líder em diversos segmentos durante muitos anos. Um exemplo disso é a Hilux, há vários anos líder entre as pick-up”.
Já nos ligeiros de passageiros, o Auris continua a ser uma referência e o modelo mais procurado pelas empresas.
“Notamos que as empresas cada vez mais procuram uma solução mais ecológica e com custos operacionais baixos, daí o crescimento do interesse por ligeiros de passageiros híbridos. Por várias razões: é uma solução de mobilidade mais silenciosa e com condução simples e prática, apresenta baixas emissões e consumos, sem descurar a fiabilidade ou os baixos custos de manutenção”
Como prova da confiança da Toyota e Lexus nesta tecnologia, Victor Marques destaca a “garantia geral oferecida pela marca de 5 anos ou 160 mil quilómetros em todos os modelos Toyota e Lexus híbridos vendidos em Portugal. Incluindo a cobertura da bateria do sistema híbrido, que pode ser renovada anualmente de forma gratuita até ao 10.º ano de vida do veículo, se cumprido o plano de manutenção oficial num reparador autorizado Toyota/Lexus”, lembra este responsável de ambas as marcas.
O compromisso com as empresas
“As empresas procuram solução com custos operacionais baixos. Daí o crescimento dos ligeiros de passageiros híbridos”
Para conquistar as empresas e estar mais próximo das suas necessidades, o importador tem implementado em Portugal uma série de compromissos e serviços Toyota Business Plus (TBP), a “linguagem” Toyota para comunicar com o segmento corporate.
Nesse grupo de soluções inclui-se a disponibilidade de uma gama alargada de veículos destinados a cobrir as várias necessidades do mercado, uma assistência total com cobertura nacional das oficinas Toyota com áreas e serviços específicos para híbridos, além de soluções para ENI, PME, Táxis, Escolas de Condução e Grandes Contas, que contemplam franquias fixas e competitivas, custos fixos de manutenção, o Toyota Hybrid Service e centro de relações com o cliente.
Victor Marques aponta exemplos concretos dos serviços TBP: “o Toyota Renting Plus, a extensão até 7 anos da garantia Toyota, a disponibilidade de viatura de substituição, os contratos de manutenção, a revisão na hora, as ofertas de seguros e os serviços de pneus e de reparação de pequenos danos.”