30 modelos elétricos a bateria até 2030. A promessa foi feita por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, e é a materialização do compromisso do grupo japonês com a neutralidade carbónica.
Numa recente comunicação, o presidente do grupo disse que quer reduzir as emissões de CO2 o máximo possível e o mais rápido possível.
Os objetivos de eletrificação do grupo japonês não podiam ser mais ambiciosos: 3,5 milhões de elétricos a bateria vendidos, por ano, até 2030.
Por isso, o grupo nipónico apresentou 15 protótipos que revelam 50% daquilo que Toyota e Lexus têm preparado para os próximos 9 anos.
Ao que tudo indica, haverá soluções 100% elétricas para todos os gostos, desde SUV, berlinas, desportivos e até pick-ups.
“A Toyota está empenhada em fornecer uma gama diversificada de opções neutras em carbono para atender quaisquer que sejam as necessidades e situações em cada país e região”, diz Toyoda.
Alguns dos próximos compromissos elétricos do grupo
A Toyota vai apostar na gama bZ, uma família de carros com plataforma dedicada para veículos elétricos a bateria (BEV).
A sigla bZ, que significa ir “além do Zero”, firma-se na premissa da Toyota em reduzir não só as emissões de CO2 como também o de desenvolver uma plataforma dedicada para BEV de forma a ir ao encontro das necessidades do mercado global.
- O primeiro elemento da família bZ, o bZ4X, será lançado em 2022;
Mas a Toyota tem mais carros preparados.
- Haverá também um SUV de tamanho médio e um SUV mais compacto (destinado principalmente aos mercados europeu e japonês);
- Outro dos objetivos prende-se com a eficiência energética dos veículos. A Toyota diz que a tecnologia que equipará, por exemplo, o seu novo crossover, garantirá uma eficiência de 12,5 kWh/km.
https://fleetmagazine.pt/2021/01/04/toyota-e-palette/
Lexus 100% elétrica em 2030
A marca irá desenvolver uma gama completa de BEV em todos os seus segmentos até 2030.
Os BEV Lexus serão responsáveis por 100% das vendas da marca na Europa, América do Norte e China – o grupo vai mais longe e acredita que atingirá o milhão de unidades, a nível global.
Cinco anos depois, os BEV deverão representar 100% das vendas globais da Lexus.
A Lexus manter-se-á como uma marca de estilo único e com uma assinatura de condução única no segmento de luxo.
Será lançado, em 2022, um crossover – o RZ – que será construído sob a mesma plataforma do bZ4X da Toyota, a e-TNGA.
A marca anuncia ainda o lançamento do Sports Battery EV – um desportivo elétrico de alto desempenho com uma autonomia superior a 700 km e um tempo de aceleração abaixo dos 2 segundos.