A Toyota apresentou, em Tóquio, a segunda geração do Mirai, o seu veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV).

Com já cerca de dez mil unidades vendidas desde o seu lançamento, o Mirai é um veículo que prima pela autonomia de cerca de 500 km, reabastecimento em poucos minutos e zero emissões, além da produção de água limpa.

De acordo com o engenheir-chefe da Toyota e do projeto do Mirai, Yoshikazu Tanaka, o objetivo da marca é produzir um veículo que crie nos clientes o desejo de conduzir um carro “com um design emocional e atraente”.

“Quero que os clientes digam: Escolhi o Mirai não apenas porque é um carro a pilha de combustível, mas porque simplesmente queria este carro; por acaso é a pilha de combustível”
– Yoshikazu Tanaka

Para a segunda geração do Mirai, a Toyota anuncia um aumento de 30% em autonomia elétrica. Graças ao sistema de pilha de combustível e do uso de tanques de hidrogénio maiores, o Mirai de segunda geração vai proporcionar ao condutor “uma resposta linear e suave no arranque e uma direção mais precisa, com uma resposta mais imediata ao acelerador”.

Outra das novidades é a plataforma com novas dimensões, que permite cinco lugares ao invés dos quatro da atual geração do Mirai.

O novo Mirai foi construído sobre a nova plataforma modular TNGA (Toyota New Global Arquitecture).