Complementando o trabalho publicado na edição n.º 53 da revista Fleet Magazine de junho de 2022, marcas automóveis ou os grupos que as representam responderam a três questões relacionadas com a Mobilidade Elétrica em Portugal.
Responde Nuno Soares, diretor do departamento de Frotas e Mobilidade da Toyota e Lexus em Portugal:
Que importância as empresas têm para o fomento da Mobilidade Elétrica em Portugal?
As empresas foram quem liderou o caminho nesta transformação de padrões de consumo, beneficiando da fiscalidade nacional para as unidades BEV e PHEV.
A adoção de políticas verdes por parte das empresas, estabelecendo uma penetração de viaturas BEV na sua frota, foi também fundamental para que a venda e utilização deste tipo de viaturas se materializasse com uma maior celeridade.
Sentimos ainda que as empresas, ao adotarem o aluguer operacional como forma de aquisição das unidades BEV, mitigaram os receios iniciais e o risco de obsolescência existente nas unidades com este tipo de motorização (devido à crescente autonomia das viaturas que são lançadas ano após ano), transmitindo ao mercado uma maior confiança, fator determinante quando se pensa adquirir uma nova tecnologia.
DOSSIER: A importância das frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal (Parte I)
Que importância teve a Reforma da Fiscalidade Verde? Os benefícios fiscais continuam a ser aquilo que motiva as empresas a apostar na transição energética da frota?
Os benefícios fiscais foram e continuam a ser o principal catalisador de venda de viaturas BEV e PHEV.
Face aos preços mais elevados das viaturas, fruto de custos de produção mais onerosos, sem a existência dos benefícios fiscais, a proliferação deste tipo de motorizações ia ser muito mais lenta no nosso país.
A fiscalidade continua a ditar a tendência de consumo no mercado automóvel nacional.
Na Toyota e na Lexus quanto representam as vendas corporate de veículos exclusivamente elétricos e híbridos plug-in no volume de matrículas da marca ou grupo automóvel ou, no caso das gestoras, que peso têm na frota total gerida?
A eletrificação das viaturas de passageiros Toyota/Lexus já existe há mais de duas décadas, com as motorizações híbridas autocarregáveis. Neste momento, representam um total de quase 100% de peso nas vendas Lexus e cerca de 80% nas vendas de ligeiros de passageiros da Toyota.
Apesar de também termos sido pioneiros no lançamento da tecnologia PHEV, com o início da comercialização do Prius plug-in em 2012, só muito recentemente disponibilizamos modelos PHEV e BEV mais adaptados às preferências dos consumidores europeus.
Isso contribuiu para que elevassemos de forma expressiva o nosso potencial de vendas de viaturas com estas tecnologias. Desde o final de 2020, com o lançamento do Lexus UX300e, viatura 100% elétrica, e agora com mais três produtos PHEV e BEV (Toyota RAV4 Plug-in (PHEV), Toyota bZ4X (BEV) e Lexus NX450h+ (PHEV) esperamos incrementar significativamente a penetração destas motorizações nas nossas vendas.
A ambição de vendas de viaturas eletrificadas anunciadas pela TMC/TME a nível europeu são: Toyota 90% eletrificados, dos quais pelo menos 10% ZEV (BEV+FCEV) em 2025.
Em 2030, 100% veículos eletrificados na Europa ocidental com 50% ZEV, mas se a procura de clientes e a infraestrutura for maior iremos aumentar a percentagem. No caso específico da marca Lexus 100% BEV na Europa Ocidental em 2030.
Gestoras de Frota explicam a importância das frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal