A Toyota anunciou que vai entrar entra na próxima fase de sua estratégia de motorizações para a Europa, a qual passa por deixar de comercializar motorizações a diesel nos veículos ligeiros de passageiros.

A forte procura dos clientes por versões híbridas nos seus principais modelos foi a razão que levou a Toyota a tomar a decisão de suprimir os motores diesel de todos os seus veículos de passageiros até ao final de 2018.

Contudo, vai continuar a oferecer motores diesel nos veículos comerciais para atender às necessidades pessoais e empresariais de, por exemplo, binário e capacidade de carga.

Assim, à semelhança da decisão, tomada em 2016, de lançar o Toyota C-HR sem uma versão diesel, a próxima geração Auris, só será comercializada com uma motorização gasolina e duas motorizações eletrificadas com a sua tecnologia híbrida (HEV, Hybrid Electric Vehicle):

•1.2L Turbo – Motor Turbo de 4 cilindros a gasolina de injeção direta (116 cv)

•1.8L Híbrido – 4.ª geração da motorização híbrida do modelo Prius e Toyota C-HR (122 cv)

•2.0L Híbrido – Nova motorização híbrida, mais potente na plataforma global (TNGA) (180 cv)

Começará a ser produzida na Inglaterra em 2019.

Em 2017, os híbridos representaram 41% das vendas totais da Toyota Motor Europe (406 mil unidades), aumentando 38% em relação ao ano anterior.

Em contraste, a percentagem de viaturas de passageiros diesel Toyota foi inferior a 10% em 2017.

“Durante mais de 20 anos a Toyota tem sido pioneira na eletrificação com a tecnologia híbrida (HEV). Durante vários anos as versões híbridas foram a motorização dominante quando disponibilizada. No nosso novo modelo mais recente, o Toyota C-HR, a motorização híbrida representou 78% das vendas no ano passado”, indicou Johan van Zyl, President and CEO da Toyota Motor Europe.

“Como parte da nossa estratégia de veículos eletrificados, estamos a ampliar progressivamente a nossa oferta híbrida com um segundo e mais poderoso motor 2.0L. Começando com a nova geração Auris, esta expansão da gama de motorizações híbrida é uma reação natural à procura dos nossos clientes de veículos de passageiros”, concluiu.

O mix de híbridos em veículos de passageiros Toyota já é equivalente ao mix de diesel em 2015.

Desde então, a venda de híbridos excedeu substancialmente as vendas de diesel.