A quinta geração do Toyota Prius chega a Portugal no final do primeiro semestre de 2023 e, desta vez, será vendida (na Europa) apenas na versão eletrificada híbrida plug-in (PHEV).
Mas afinal, o que há de novo na nova geração deste Toyota com 25 anos de história?
O novo Toyota Prius em sete pontos
- Assenta na plataforma GA-C de segunda geração da Toyota New Global Architecture (TNGA), o que lhe reduz o peso e aumenta a sua rigidez, contribuindo assim para desempenhos otimizados face ao atual Prius;
- Potência combinada de 223 cv, graças a um motor elétrico mais potente (160 cv), que atua em conjunto com o motor de combustão interna TNGA de 2.0 litros com 148 cv;
- Bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, com células de maior densidade de energia que, não só permitem otimização de espaço, como uma maior autonomia do Prius em modo elétrico, até 50% superior à proporcionada pela atual geração, (o que, considerando os perto de 45 km de autonomia do atual Prius, significa que o novo Prius deverá chegar aos 65 km de autonomia em modo EV);
- Distância entre eixos 50 mm mais longa, largura total aumenta 22 mm e comprimento total reduzido em 46 mm comparativamente ao Prius anterior;
- Design dianteiro em foram de “cabeça de martelo”, que integra as luzes para uma assinatura luminosa distinta, e design traseiro que enfatiza o design progressivo e foca a atenção no nome do modelo;
- A bordo, o interior é dividido em três zonas de acordo com a nova “Arquitetura em Ilha”: ambiente, zona do condutor e painel de instrumentos flutuante;
- O módulo do condutor é baseado na tela LCD TFT de sete polegadas. O painel de instrumentos novo conta com um ecrã tátil central colocado numa posição mais baixa, complementado por comandos de ar condicionado finos.
Toyota eletrifica gamas Proace nas versões comerciais e de passageiros