O novo Toyota Prius é mais leve e, juntamente com um um novo design mais apurado e um conjunto de inovações, o construtor garante uma efetiva redução de até 18% dos consumo e das emissões.
A evolução dos componentes do sistema híbrido, incluindo a unidade de controlo, o motor elétrico, bateria e motor de combustão, permitiram ao motor 1.8 VVT-i uma eficiência térmica de 40%, o mais elevado para uma unidade a gasolina.
A nova plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), com baixo centro de gravidade para um comportamento mais eficaz, permitiu incluir mais sistemas de conforto e segurança, incluindo novos equipamentos integrados no sistema Toyota Safety Sense.
O novo painel de instrumentos tem uma forma mais esguia, esculpida, mais ergonómica e reposicionamento dos comandos e ecrãs de informação, com pormenores brancos no volante e consola central.
Embora mantenha a unidade 1.8 litros VVT-i a gasolina do modelo atual, os desenvolvimentos nesta unidade incluiram um inovador sistema de refrigeração de duplo canal que reduz automaticamente o caudal de refrigerante no motor para permitir o seu rápido aquecimento, assim como a adoção de um óleo de baixa viscosidade para reduzir o atrito entre os vários componentes internos.
A eficiência do combustível em condições de temperaturas atmosféricas muito baixas também foi melhorada graças a um novo sistema de arrefecimento que utiliza uma válvula específica para acelerar o aquecimento do motor mantendo o desempenho de fluxo de calor para o habitáculo.
Novos pistões e condutas de admissão de ar criam uma maior turbulência dentro do cilindro e o volume da recirculação dos gases foi aumentado, o que ajuda ainda mais o desempenho de combustão.
O conjunto da transmissão e do motor elétrico ficou mais compacto e leve, reduzindo ainda 20% das perdas mecânicas por atrito em relação ao modelo anterior.
As baterias auxiliares foram deslocadas da bagageira para o compartimento do motor e, com a deslocalização de uma nova bateria híbrida de hidretos metálicos de níquel (NiMH) para debaixo dos bancos traseiros, também foi libertado espaço de carga na mala.
A 4.ª geração do Toyota Prius viu assim o volume da bagageira aumentar para uns expressivos 502 litros.